Turistas ganham show no Dia Mundial do Turismo

Ação é uma parceria das entidades de turismo e Semptur para divulgar os dados positivos do turismo

27/09/2012 15:49

A- A+

Divulgação

compartilhar:

Desde 27 de Setembro de 1980 é celebrado pela Organização Mundial do Turismo como o Dia Mundial do Turismo. Para marcar a data a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-AL), Associação Brasileira de Agentes de Viagens (ABAV), Grupo Receptivos de Alagoas (GRAL) e a Secretaria Municipal de Promoção de Turismo (Semptur) promovem um show com o ator Marlon Rossi, grupo Transart e trio de forró de Raiz. O show é gratuito e começa às 20 horas, na VOX ROM, Jaraguá. Toda a logística de levar o turista ao evento será organizada pelo Grupo Receptivos de Alagoas. Também na data comemorativa serão distribuídos picolés da Fika Frio para os turistas no Aeroporto Zumbi dos Palmares.

O Dia Mundial do Turismo tem sabor especial. Em Maceió, de 2010 para 2011, o número de leitos da capital alagoana passou de 11.510 para 13.071. Neste ano já foram inaugurados cinco novos hotéis: Ritz Suítes com 360 apartamentos, Mercure com 160, Holiday com 160, Brisa Mar com 150 apartamentos e Meridiano com 205 apartamentos. Para este ano serão mais de 1.100 apartamentos e até 2013 a previsão de cerca de 15 mil leitos com o anúncio de dois resorts de luxo na praia de Ipioca.

Segundo o Boletim de Ocupação Hoteleira (BOH) o fluxo de hóspedes do primeiro semestre de 2011 foi 293.212 turistas, em 2012 passou para 305.678, representando um crescimento de 6,83%. Se comparado ao primeiro semestre de 2010 com fluxo de 263.462, em 2012 houve um acréscimo foi de 28,20%.

Para a secretária de Promoção Municipal de Turismo (Semptur), Claudia Pessôa, o turismo em Maceió vive um bom momento, novos hotéis, aumento do fluxo de turistas, e as entidades e as secretarias trabalhando de forma integrada. “Lançamos recentemente o produto Maceió, Capital do Réveillon, e a resposta está sendo positiva. A maioria dos hotéis já está com reservas fechadas. Estes números positivosvão ser compartilhados com os turistas com o show de cultura, e ao mesmo tempo divulgamos a noite cultural da nossa cidade”, disse Pessôa.

Segundo a diretora executiva da ABIH-AL, Tereza Bandeira, o trade turístico de Alagoas tem muito que comemorar. “Estamos passando por crescimento tanto em fluxo de passageiros, aumento na média de ocupação hoteleira, que gira acima dos 70% ao longo do ano, quanto na melhoria de infraestrutura, com a inauguração de novos meios de hospedagem e a duplicação da AL 101 Sul. Enfim, são diversos resultados que desenvolvem o turismo alagoano”, destaca.

Já o diretor da ABAV, Waldir Santos, disse que, receber bem é uma marca registrada dos alagoanos. “Esta ação no Dia Mundial do Turismo traz a alegria e a cultura de Maceió para os nossos visitantes. Comemorar a data com o turista é inovar é mostrarque Alagoas sabe receber bem”, disse Waldir.

Para o presidente do Gral, Afonso Dacal, o turismo em Alagoas está no auge, e para temporada de réveillon e verão a previsão é de crescimento de 20% a 30% do fluxo de

turistas comparando com a temporada do ano passado. “Este evento na VOX ROM será um amostra de mais uma opção cultural para os turistas, mas a proposta do Gral é manter no calendário”, disse Dacal.

Primeira Edição © 2011