Artesanato alagoano é destaque em evento no turismo no Rio de Janeiro

Brazil International Tourism Exchange (Brite) acontece de 28 a 30 de setembro

26/09/2012 12:41

A- A+

Assessoria

compartilhar:

A partir desta sexta-feira (28) até o dia 30 de setembro, no Rio de Janeiro, será realizada a nona edição do Brazil International Tourism Exchange (Brite), evento que destaca a diversidade de destinos turísticos e promove o intercâmbio comercial envolvendo todo o trade turístico brasileiro e operadores estrangeiros. A participação de Alagoas acontece através de articulação realizada pelo Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), veiculado à Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande).

O evento, também conhecido como Salão de Turismo do Rio de Janeiro, reunirá aproximadamente 150 expositores de todo o Brasil e contará com a participação de 55 secretarias municipais e estaduais. Na ocasião, serão vendidas peças artesanais dos municípios de Feliz Deserto, Coruripe, Marechal Deodoro, Pontal da Barra e Boca da Mata - cerca de 1.800 artesãos alagoanos serão beneficiados com a iniciativa.

“Mais uma vez o artesão alagoano e seus produtos recebem a atenção do Governo do Estado, através da Seplande, para mostrar ao Brasil e ao mundo sua diversidade e riqueza”, destaca Sonia Normande, diretora de Design e Artesanato da Seplande.

Dentre os produtos disponíveis para venda, destaca-se o famoso filé produzido pela artesã Petrucia Lopes, posto em evidência na última edição da Semana de Moda de Alagoas, o Trend House 2012. Segundo o diretor executivo e coordenador do evento, Carlos Muzzio, o objetivo da organização é promover o turismo no Brasil, através de suas inúmeras potencialidades, incluindo o artesanato e as manifestações populares.

"Além disso, desejamos propor ações específicas para atender ao mercado receptivo internacional, fortalecer os destinos nacionais e elevar em 20% o número de visitantes ao país a partir de 2013, dois anos antes da Copa do Mundo. A expectativa é gerar cerca de R$ 800 milhões em negócios. O púbico em geral vai ter a chance de se divertir, aproveitar as ofertas de pacotes de viagem e, os profissionais do setor terão grande oportunidade de negócios" destaca.

Uma área de 10 mil m² será disponibilizada para os três dias de evento. Aberto ao público, o Salão de Turismo terá como atrações shows folclóricos, espaços gastronômicos, área de recreação com atividades de aventura, feirão de viagens, além, é claro, do artesanato brasileiro.

Primeira Edição © 2011