Do erudito ao popular - Benedito Pontes lança CD e grava o DVD no Teatro Deodoro

23/09/2012 08:11

A- A+

Divulgação

compartilhar:

O compositor Benedito Pontes lançará, no Teatro Deodoro, nesta terça (25), às 19:30h, o CD Linguagem Emocional, um Arco-iris de sons, ritmos e temas: do maracatu ao chorinho, da bossa ao xote, no espetáculo, que será gravado para o DVD homônimo, com direção musical de Antônio Carmo e direção cênica de Arnaud Borges.

O show tem caráter beneficente e irá beneficiar a Creche Horizonte, de Paripueira, que atende 88 crianças em tempo integral. Os convites estão sendo distribuídos na bilheteria do Teatro Deodoro.

Linguagem Emocional, o CD, é o quarto trabalho autoral desse artista versátil, com um pé na música e todo o resto engajado no debate de temas que lhe servem de inspiração. Em 2007, Benedito lançou “Mãe Terra”, vinculado ao projeto ecológico que dá nome ao produto artístico. Já no ano seguinte, realiza “Quem for podre que se quebre”, uma coletânea de frevos, marchas-rancho e sambas de sua própria lavra. Um desses frevos ganhou as ruas no carnaval, como um dos temas do bloco Pinto da Madrugada.

Nesse curso, Benedito Pontes nunca mais parou de compor e a prática tornou-se “uma espécie de compulsão”, como revela o artista. “Pássaro Negro”, um tributo a Zumbi dos Palmares, foi classificada na edição 2009 do FEMUSESC e em 2010 acontece mais um CD autoral:

“O perigo é gostar”, dessa feita, um trabalho calcado no forró pé de serra. No final do mesmo ano, musicou seis poemas do poeta Bartolomeu Miranda (Alagoas) e das poetisas Helena Cristina Buarque (Curitiba), Valéria de Cássia (Campinas), Ana Paula Fumian (Espírito Santo) e Anja (Rio Grande do Sul).

Na gravação do DVD – momento inédito em sua carreira, – o artista divide o palco com intérpretes como Claudinete Lima, Lima Neto, Neto MCZ, Myrna Araújo, Vânia Garcia e Madalena Oliveira que, segundo ele, “tiveram total liberdade para imprimir sua marca nas interpretações de cada uma das peças” e vão dar corpo e alma a canções como Nada Trivial, Movimento das águas, Meu Segredo, Amor todo seu, Vem Comigo e Só você, respectivamente, todas arranjadas pelo maestro Antônio Carmo. Além dessas belas vozes, Linguagem Emocional traz à mira dos holofotes 20 de alguns dos mais talentosos músicos da cena alagoana: Orieta Feijó e Antônio Carmo (piano), Joselho Rocha (viola e violino), Vanessa (violino), Miran Abs (flauta e violoncelo), Diogo Amorim (contrabaixo), Tony Augusto (guitarra), Wilbert Fialho (violão), Felipe Pontes (cavaquinho), Everaldo Borges (flauta e sax), Coronel Cláudio (clarinete) Tarciso (trombone), Érico (trompete), Van Silva (baixo), Theo Gomes (bateria), Ronalso (percussão e efeitos especiais) e Xameguinho (sanfona).

Entre uma reflexão e outra, Benedito Ponte define sua vocação e a proposta primordial de Linguagem Emocional que está longe de ser, simplesmente, entreter ou apresentar resultados estéticos:

“venho buscando entender melhor a juventude atual, bombardeada pela multiplicidade de ofertas de mercado que tentam anestesiá-la e convencê-la de que a felicidade se resume em consumir, consumir e consumir, sem limite, sem critério. Daí, me pergunto: quem estará sendo consumido quem? Quero que minha música, além de ser um exercício de inspiração e transpiração, seja, também, um canal para que se discutam questões como esta. Quero chegar, também, ao coração dos jovens e aprender com eles”, conclui o artista.

Primeira Edição © 2011