Área ao lado do Théo Brandão será desapropriada

Conselho de cultura também aprovou minuta do Projeto de Lei sobre o Plano Estadual de Cultura

20/09/2012 08:21

A- A+

Divulgação

compartilhar:

O Conselho Estadual de Cultura (Cec) se reuniu, nesta quarta-feira (19), no Salão de Despachos do Museu Palácio Floriano Peixoto. Durante o encontro, foi aprovada a solicitação da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) para desapropriação do terreno localizado ao lado do prédio do Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore, com o objetivo de ampliar as instalações da instituição museográfica.

Na oportunidade, também foi aprovado a minuta do Projeto de Lei sobre o Plano Estadual de Cultura. O secretário Osvaldo Viégas apresentou aos conselheiros a minuta do Projeto. No documento constam as ações que visam o desenvolvimento do setor cultural em Alagoas.

 Em sua explanação, o secretário explicou aos conselheiros que as ações disponíveis no projeto foram discutidas e aprovadas por representantes da cultura de todas as regiões do Estado, durante a III Conferência Estadual de Cultura, realizada em 2011.

“Este documento é vinculado ao Plano Nacional de Cultura, através de sua formulação baseada nos cinco eixos que norteiam a cultura em âmbito nacional e que foram discutidos em plenária na Conferência Estadual. Com a consolidação do projeto de Lei, Alagoas estará munida para o desenvolvimento no setor”, destacou.

De acordo com o documento apresentado, são objetivos do Plano Estadual de Cultura: Promover a preservação e valorização do patrimônio cultural alagoano, imaterial e material, utilizando-o para a promoção do desenvolvimento sustentável; Desenvolver a economia da cultura no Estado e o consumo cultura; Estimular a qualificação da gestão cultural nos setores público e privado; Implementar, nas sete regiões administrativas do Estado, as políticas públicas de cultura e Universalizar o acesso dos alagoanos à arte e a à cultura.

 Estiveram presentes na reunião, além do secretário Osvaldo Viégas, os secretários adjuntos de Cultura, Álvaro Otacílio Vasconcelos e de Comunicação, Mário Lima; a vice-reitora da Ufal, Raquel Rocha; o vice-reitor do Cesmac Douglas Apratto; e os representantes da Secretaria do Estado Planejamento e Desenvolvimento (Seplande), Guilherme Lamenha; do Serviço Social da Indústria em Alagoas (Sesi), Jorge Adriane; do Serviço Social do Comércio em Alagoas (Sesc), Guilherme Miranda; da Rede Alagoana de Pontos de Cultura, Fátima Menezes e de Pontos de Cultura, Ivan Barsand.

Théo Brandão

 A vice-reitora da Ufal, Rachel Rocha, formalizou o pedido de desapropriação de terreno vago, que fica localizado ao lado do prédio do Museu Théo Brandão. Segundo a vice-reitora, o intuito é utilizar o espaço para a ampliação das instalações do museu, com o objetivo de ativar um laboratório de pesquisa e espaço de preservação de acervo documental, fotográfico e sonoro da cultura popular.

 Ainda de acordo com a vice-reitora, com a crescente atividade do Museu, a utilização daquele espaço possibilitaria melhores condições de fruição do acervo por parte do público e das pesquisas e preservação do acervo, doado à Ufal em 1977, pelo doutor Théo Brandão.

 “O museu Théo Brandão dinamizou suas ações e tem por necessidade a ampliação de seu espaço, visando atender de forma adequada as demandas que se propõe a realizar, principalmente, no setor de pesquisa e conservação do acervo disponível”, destacou.

 A diretoria do Pró-Memória apresentou junto ao Cec, parecer favorável a solicitação. De acordo com o Pró-Memória que trata de assuntos relacionados ao patrimônio histórico de Alagoas, foi considerada a necessidade de ampliação das dependências físicas do museu para que a instituição, além de desenvolver adequadamente suas atividades, possa se modernizar.

Primeira Edição © 2011