Teotônio Vilela recebe cinema gratuito do Cine Sesi Cultural neste fim de semana

Projeto percorre 14 municípios do interior de Alagoas, levando longas e curtas-metragens em exibições abertas para a população, no ano em que completa dez anos de existência

19/09/2012 11:01

A- A+

Assessoria

compartilhar:

A 6ª edição do Cine Sesi Cultural em Alagoas aporta em Teotônio Vilela com exibições de cinema em praça pública a partir desta sexta-feira (21). No ano em que o projeto completa 10 anos de existência, a população Teotônio Vilela será contemplada pelo projeto itinerante de cinema, em ano tão especial. Até o final deste mês de setembro, serão contemplados 14 municípios alagoanos pela iniciativa, que vai oferecer cinema gratuito até o próximo domingo (23), no Espaço Multi Eventos. Na programação, três curtas e três longas-metragens referências na produção audiovisual brasileira, com exibição começando sempre às 18h30. O Cine Sesi Cultural é realizado pelo SESI e idealizado pela diretora de criação da Aliança Comunicação e Cultura, Lina Rosa Vieira, em parceria com o Instituto Origami.

O Cine Sesi é diversão levada a sério. Porque é formação de público; socialização de um bem cultural, a sétima arte; uma espécie de “cinema de guerrilha”. Em seu décimo ano, o projeto continua levando cinema a lugares que não possuem salas de projeção em funcionamento. Entre 2002, quando foi criado, até hoje, o Cine Sesi já passou por 603cidades do interior – algumas dessas cidades mais de uma vez - de 11 estados do País, atingindo mais de três milhões e setecentos mil pessoas. Só no estado de Alagoas, nas cinco edições passadas, foram mais de 70 municípios contemplados, reunindo um público de mais de 510 mil pessoas.

O projeto acontece desde março, no Estado de Alagoas. Nesta edição, já foram contemplados os municípios de Maragogi, Porto Calvo, Matriz de Camaragibe, Paripueira, Marechal Deodoro, Boca da Mata, Campo Alegre, Mata Grande, Delmiro Gouveia, Piranhas, São José da Tapera São Sebastião. E depois das exibições em Teotônio Vilela, o Cine Sesi Cultural aportará ainda em Arapiraca.

Os filmes são exibidos ao ar livre em área cedida ao Sesi, em acordo com a prefeitura local. Em Teotônio Vilela, o cinema será montado no Espaço Multi Eventos. E como cinema combina com pipoca, serão distribuídos sacos de pipoca para o público. “Ao proporcionar a experiência cinematográfica dentro da comunidade, o Cine Sesi comprova que há espaço para a inserção de equipamentos que tornem as exibições periódicas. O projeto tem como intenção ainda proporcionar ao interior do País, que tanto inspira as produções de cinema nacional, a possibilidade de se enxergar na grande tela, num belo espelho de culturas, cenários, histórias e personagens semelhantes ao povo do lugar; abrir a possibilidade para uma viagem inusitada diante de outras experiências e lugares”, reflete Lina Rosa, idealizadora do projeto e diretora de criação da Aliança Comunicação e Cultura.

Em cada um dos três dias de exibição, serão apresentados um curta e um longa-metragem para a população presente. Na sexta-feira, o público confere o curta Até o Sol Raiá (PE) e o longa, Eu e Meu Guarda Chuva (SP); no sábado, o curta Câmara Viajante (CE) e o longa Pequenas Histórias (MG); e no domingo, o curta Vida Maria (CE) e o longa A Era do Gelo 3. As exibições começam sempre às 18h30. 

Primeira Edição © 2011