Tecnologia é destaque de seminário em Foz do Iguaçu

Diretor-técnico do Sebrae reforça programas da instituição como propulsores de inovação

19/09/2012 13:48

A- A+

Assessoria

compartilhar:

Foz do Iguaçu – A inovação como propulsora do desenvolvimento socioeconômico foi o destaque da abertura do 22° Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas, na noite desta terça-feira (18), em Foz do Iguaçu (PR). O evento é realizado pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) em parceria com o Sebrae, e segue até a próxima quinta-feira (20), no Parque Tecnológico de Itaipu.

A cerimônia foi conduzida no formato de talk show pelo jornalista Márcio Gomes, da Rede Globo. Ele convidou diversas autoridades para falar sobre questões como educação, desenvolvimento, inovação e tecnologia. Participaram representantes do governo federal, governo do Paraná, prefeitura de Foz do Iguaçu, Itaipu Binacional, Parque Tecnológico de Itaipu (PTI), Sebrae e Anprotec.

Entre os participantes estiveram, Glauco Arbix, presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Álvaro Prata, secretário de Ciência e Tecnologia do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, e o diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos. Francilene Garcia, presidente da Anprotec, também participou de um dos blocos de entrevista.

Carlos Alberto ressaltou que as micro e pequenas empresas (MPE) refletem a diversidade do país, e estão presentes em vários segmentos, estágios e mercados. O diretor-técnico afirmou que é um desafio atuar nesta heterogeneidade e que cada caso deve ser avaliado de acordo com fatores como incentivos, ambiente legal e acesso a financiamento.

Ela destacou ainda a plataforma Sebraetec e o Sebrae Mais como instrumentos para potencializar posturas inovadoras nos pequenos negócios. “O Sebraetec facilita o acesso a serviços tecnológicos e está em todo o país. Atuamos por meio de parcerias e, nesse contexto, as incubadoras de empresas são fundamentais”, afirmou.

Planos de Ação

Sobre o Sebrae Mais, Carlos Alberto dos Santos explicou que esse programa se destina a empreendimentos mais amadurecidos e que superaram questões básicas de gestão. Ainda de acordo com ele, o ambiente econômico e social do Brasil, com aspectos como o aumento do salário mínimo e a distribuição de renda, favorece as MPE. Para ele, é importante que se faça a inovação chegar ao segmento. “Temos que implementar planos de ação e focar nas consultorias”, afirmou.

Em sua exposição, Carlos Alberto ainda falou dos Agentes Locais de Inovação (ALI). Por meio desse programa do Sebrae, bolsistas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) ajudam a promover a inovação de forma cotidiana nas MPE.

O número de ALI é de 680, mas deve aproximar-se de mil até o fim de 2012, conforme informou Carlos Alberto. O diretor também assinalou que hoje 30% do orçamento do Sistema Sebrae se destina a projetos de apoio à inovação nas MPE.

Já Francilene Garcia, da Anprotec, lembrou que hoje a nova rota de desenvolvimento passa por interiorizar a educação. “Precisamos qualificar nossos empreendedores para as novas exigências e entender o papel do Brasil no cenário internacional”, finalizou.

Primeira Edição © 2011