Funarte oferece oficina gratuita de Artes Visuais em Arapiraca

Capacitação será realizada entre os dias 24 e 28 de setembro

17/09/2012 15:16

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

As Oficinas Desafios Contemporâneos de Artes Visuais realizadas pela Fundação Nacional de Artes (Funarte) continuam sua jornada pelo Nordeste. A cidade de Arapiraca irá receber, entre os dias 24 e 28 de setembro, a oficina "Entrelaçando a Cidade", com a artista plástica Lúcia Galvão, que propõe uma intervenção urbana através de materiais têxteis, em diversas técnicas que dialogam com os saberes e vivências de cada participante.

A oficina tem o objetivo de entrelaçar a história de diversas pessoas, com as técnicas do tricô, crochê, tecelagem, bordado e macramê, apoiadas em rodas de conversa e interfaces metodológicas como a música e a literatura, que contribuem na busca de um olhar mais aflorado e sensível na criação das intervenções. O resultado do trabalho será exposto em locais públicos, internos ou externos, como praças e parques, com o intuito de humanizar, alegrar e promover a reflexão sobre o cuidado com os espaços urbanos e seus habitantes.

Segundo a artista, a atividade é direcionada a pessoas de qualquer gênero ou idade, independente da experiência que tenham com os materiais ou técnicas. Cada pessoa produz uma pequena parte que será entrelaçada, emendada, tecida com as demais, para decorar grades, cercas, bancos de praça, troncos de árvores, entre outros locais escolhidos pelos participantes.

As inscrições para a oficina "Entrelaçando a Cidade" estarão abertas a partir de terça-feira (18/09), podendo ser efetuadas presencialmente na Secretaria de Cultura de Arapiraca, ou através do telefone (82) 3521.5313. A atividade é gratuita, com apenas 20 vagas.

As oficinas de artes visuais do programa Desafios Contemporâneos é uma realização da Fundação Nacional das Artes (Funarte) e têm por objetivo contribuir para a redução das desigualdades regionais, bem como colaborar com a criação de ferramentas e mecanismos para a desconcentração de infraestrutura e dos meios de acesso cultural. Além disso, pretende criar fluxos de produção e de formação de profissionais de artes visuais e de público, com a valorização da diversidade.

Primeira Edição © 2011