Desfile cívico vai homenagear os ritmos e as rimas de Alagoas

Dois mil e quinhentos estudantes participam do evento, que ocorre neste domingo, em Jaraguá, a partir das 15h

12/09/2012 15:09

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

O desfile cívico em homenagem aos 195 anos da emancipação política de Alagoas vai homenagear a cultura popular e erudita de Alagoas. Com o tema “Alagoas, ritmos e rimas: do popular ao erudito”, o evento ocorre neste domingo (16) e tem início às 15h, em frente ao Memorial à República, na Avenida da Paz, em Jaraguá.

Ao todo, o desfile vai reunir 2.500 estudantes de 16 escolas (onze da rede estadual e cinco das redes municipal ou privada) distribuídos em 20 pelotões que serão acompanhados por 19 bandas de fanfarra e marciais que percorrerão percurso que vai do Memorial à República ao Estacionamento de Jaraguá. A concentração começa às 14h, entre o Clube Fênix Alagoana e a antiga sede da TIM, e viaturas do Samu e Bombeiros estarão de prontidão no Museu Théo Brandão e nas Lojas Americanas para atender aos participantes e à sociedade.

Presidente da Comissão Organizadora do Desfile Cívico, a secretária adjunta da Educação, Josicleide Moura, destaca a importância do tema escolhido para o desfile deste ano. “Já estávamos trabalhando esta temática junto às escolas da nossa rede desde o início do ano e, no decorrer do desfile, nossos estudantes farão um resgate da nossa história, mostrando várias manifestações da cultura alagoana”, destaca.

A coordenadora de concepção do evento, Maria Beatriz Brandão, gerente de Valorização da Pluralidade Cultural da SEE, complementa: “A ocasião é um momento de homenagem ao Estado, unindo cultura, arte, educação e civismo. Queremos que esse desfile chame atenção para a riqueza cultural de Alagoas", frisa.

Participantes
Compõem os 20 pelotões do desfile as escolas estaduais Tiradentes (Polícia Militar), Júlio Auto (Maceió), Correia Titara (Piaçabuçu), Edson Bernardes (Maceió), Comendador José da Silva Peixoto (Penedo), Humberto Mendes (Palmeira dos Índios), Belarmino Vieira Barros (Minador do Negrão), Nossa Senhora da Apresentação (Porto Calvo), Monsenhor Luís Barbosa (Ibateguara), Julieta Ramos Pereira (Paripueira), Benedita de Castro Lima (Maceió), Aurelina Palmeira (Maceió) e Rubens Canuto (Maceió).

Ainda estarão presentes as escolas municipais Rui Palmeira (São Miguel dos Campos) e Pedro Carnaúba (Viçosa), Centro Educacional Luiz Amorim Leão (Messias), Colégio Ativo e Escola de Educação Básica Maria José Omena (Maceió). O desfile ainda contará com a participação das bandas da Polícia Militar de Alagoas, Maestro Bráulio Pimentel (São Miguel dos Campos) e Mestre Indalino (Ouro Branco).

Primeira Edição © 2011