Associação de Proteção Animal atua com animais de rua em Arapiraca desde 2008

06/09/2012 09:20

A- A+

Jessica Pacheco com informações de Maurício Machad

compartilhar:

O trabalho de proteção animal vem ganhando vários adeptos em Alagoas, bom para a população canina e felina que vive nas ruas das cidades do Estado. Além do Núcleo de Educação Ambiental Francisco de Assis (Neafa) e do Grupo Vida Animal de Maceió (Gvam), que atuam na cidade de Maceió, desde 2008 a cidade de Arapiraca, no Agreste alagoano, também conta com esse trabalho solidário e voluntário para com seus animais de rua através de uma ONG local, a Associação Humanitária de Proteção aos Animais de Rua (AHPAR).

A AHPAR foi fundada em 2008 por dona Tânia Sales e seu filho Adauto Claudino (in memória) depois que os dois realizaram uma visita ao Centro de Zoonoses de Arapiraca e, a partir daí, os dois começaram a dedicar seu tempo ao bem estar animal no município de Arapiraca.
“A AHPAR é uma instituição privada sem fins lucrativos, que tem por finalidade abrigar e cuidar de animais vitima de abandono”, explicou dona Tânia. “Depois que realizamos esse trabalho, posteriormente, o intuito é que esses animais sejam adotados por pessoas que demonstrem ter amor e responsabilidade em criá-los”, finalizou.

A Associação funciona sem apoio de órgãos públicos, mas com a contribuição de várias instituições, empresas e da própria população arapiraquense, que pode se associar ou não e passar a contribuir com o trabalho em prol dos animais de rua da cidade.

“Os animais chegam ao abrigo bastante debilitados, e para mantê-los precisamos fornecer boa alimentação, acomodação e cuidados veterinários, como exames, operações, medicamentos, etc., para depois de saudáveis serem vacinados”, resumiu a fundadora do local. “Após a vacinação o objetivo é esterilizar esses animais para evitar a proliferação indesejada, e depois elas são encaminhados para a adoção. Os animais que não conseguirem adoção ficaram morando no abrigo e poderão ser apadrinhados a distância por amigos que desejem ajudá-los”, explicou dona Tânia.

Reprodução

Quem não puder contribuir financeiramente com a AHPAR, segundo dona Tânia, pode encontrar outras formas de dar a sua contribuição ao Abrigo e aos animais de rua de Arapiraca.

“Você pode contribuir com ração, produtos de limpeza, toalhas, mantas, material de construção, cal, estantes para remédios, vermífugos, xampu e sabonetes próprios para animais, enfim, quem quer ajudar, acha um jeito”, disse.

Segundo a fundadora do local, o objetivo maior, além de dar uma nova oportunidade a esses animais de rua, é também criar na sociedade uma consciência quanto à necessidade de proteger os animais contra maus tratos e violências, denunciando os agressores, estimulando o desenvolvimento de uma relação amorosa e de respeito entre humanos e não humanos.

O Abrigo também busca ajuda de empresas e instituições que possam ajudar com auxílio na manutenção e melhoria do abrigo, para o trabalho oferecido seja cada vez mais completo e amplo.

AHPAR = Associação Humanitária de Proteção aos Animais de Rua

Arapiraca – AL

Fone: 82 – 3521-3620 ou 82 – 9997-4150

Organização:

Tânia Maria Sales/
Mysia Olga S. Falcão
Maria Roseane B. Nobre
 

Primeira Edição © 2011