Santa Mônica convida população a participar de coleta de sangue

Até às 16horas desta quinta-feira, dia 30

30/08/2012 08:24

A- A+

Divulgação

compartilhar:

A Maternidade Escola Santa Mônica (MESM) convida a população maceioense a participar de mais um ato de amor à vida: Doar Sangue. Nesta quinta-feira, 30, a equipe da coleta externa do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) aguarda os doadores no ônibus que está no estacionamento da MESM - Av. Comendador Leão, no Poço, das 8h às 16h.

De acordo com a diretora da maternidade essa ação é muito importante para todas as unidades hospitalares, especialmente as voltadas para o atendimento de urgência e emergência, como é o caso da MESM, referência no atendimento às gestantes e bebês de alto risco.

“Diariamente a Santa Mônica recebe sangue do Hemoal. E se nos faltasse esse sangue, muitas mulheres e recém-nascidos já poderiam ter morrido”, destacou Rita Lessa, diretora da MESM.

Para ser doador é preciso ter entre 16 e 67 anos, no mínimo 50 kg e portar um documento de identificação original com foto. No caso dos menores de 18 anos, é imprescindível estar acompanhado dos pais ou portando um documento de identificação oficial e original dos responsáveis, além de uma autorização formal, cujo formulário pode ser baixado no site www.saude.al.gov.br/hemoal.

São poucos os motivos de impedimento para ser doador de sangue. De acordo com o Ministério da Saúde, o voluntário não pode ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 10 anos de idade.

Primeira Edição © 2011