Quase 50 dias depois de ser inaugurada, UPA de Penedo passa a funcionar

28/08/2012 05:30

A- A+

Aquiacontece

compartilhar:

Após quase 50 dias depois da solenidade de inauguração, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) abriu suas portas para atender a população de Penedo e das cidades circunvizinhas. Como anunciado anteriormente, o prédio onde funcionava a Unidade de Emergência Antônio de Jesus foi desativado e deverá receber outro fim como parte do acordo firmado entre a Prefeitura Municipal de Penedo e a Santa Casa de Misericórdia.

De acordo com o diretor da UPA, o médico Luiz Renato Pedrosa, quando os pacientes buscarem os serviços oferecidos pela Unidade, inicialmente serão direcionados para a área de acolhimento, local onde acontecerá a abertura do prontuário. Em seguida, eles serão submetidos a uma espécie de pré-consulta feita por técnicos em enfermagem que medirão o peso, pressão e batimentos cardíacos do enfermo, entre outros procedimentos.

Ainda segundo o Dr. Luiz Renato, após o primeiro contato com os profissionais da saúde, será determinado o especialista que atenderá o paciente, sendo ele então encaminhado para área correspondente à gravidade do seu problema, divididas nas cores vermelha, laranja, amarela, verde e azul, sendo a espera pelo atendimento cronometrada de acordo com o caso.

As internações clínicas continuarão sendo feitas no Hospital Regional de Penedo, no entanto, os casos envolvendo traumas serão encaminhados à Unidade de Emergência do Agreste, em Arapiraca. “Quanto aos traumas, a nossa referência continua sendo a Unidade de Emergência do Agreste por contar com especialistas que aqui não tem, como neurocirurgiões, cirurgiões gerais, enfim, um elenco de profissionais que não esta a disposição de Penedo. Então os casos mais graves serão encaminhados para a Unidade de Emergência do Agreste”, explicou.

O diretor da UPA de Penedo contou também que as cirurgias continuarão sendo feitas no Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió.

A desativação da Unidade de Emergência pegou dezenas de pessoas de surpresa. Sem serem informadas de que a U.E. de Penedo tinha sido fechada, algumas pessoas que precisaram de auxilio médico durante este final de semana ficaram perdidas ao chegarem ao local e serem informadas de que o prédio tinha sido desativado.
 

Primeira Edição © 2011