Vigilância Sanitária capacita técnicos para inspeções de produtos de tabaco

Representantes da Gerência de Produtos Derivados do Tabaco da Anvisa irão ministrar a oficina que inicia próxima terça-feira (28

23/08/2012 09:04

A- A+

Divulgação

compartilhar:

Para esclarecer sobre os critérios de apreensão, a aplicação de multa e o correto armazenamento dos cigarros, a Vigilância Sanitária e Promoção da Saúde Estadual e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) realizam a oficina Inspeção de Produtos Derivados do Tabaco e Ambientes Livres do Fumo. O curso inicia na próxima terça-feira (28), no auditório do Ministério da Agricultura, situado na Avenida Fernandes Lima, Farol.

A capacitação será proferida pelos representantes da Gerência de Produtos Derivados do Tabaco da Anvisa, Ana Cláudia de Andrade e André Luiz Oliveira, que visam atender as dúvidas dos técnicos municipais para uma melhor atuação durante as fiscalizações.

A oficina, que prossegue até o dia 30 de agosto, é destinada aos técnicos da Vigilância Sanitária de Maceió. A capacitação visa tornar os profissionais aptos a monitorar o consumo e as políticas de prevenção ao fumo, orientar sobre os riscos sanitários, aplicar as proibições da publicidade, promoção e patrocínio do tabaco, e conscientizar quanto à importância de não fazer uso do tabaco, principalmente em ambientes fechados.

Isso porque, desde 2011, a Lei nº 12.546 proíbe fumar em recintos coletivos fechados, privados ou públicos, de todo o país. Essa lei representa um importante avanço na política nacional de controle do tabagismo, garantindo proteção à população contra os danos à saúde decorrentes da exposição à fumaça ambiental do tabaco, em especial aos trabalhadores de restaurantes, boates e outros estabelecimentos comerciais, os quais eram submetidos às mais de 4.700 substâncias tóxicas presentes na fumaça do cigarro durante toda jornada de trabalho. 

Primeira Edição © 2011