Semana do Folclore começa com oficina de dança popular no Museu Théo Brandão

Na semana em que se comemora do Dia do Folclore, o Museu Théo Brandão começou sua programa especial com uma oficina de Dança Popular na tarde desta terça-feira (21)

21/08/2012 15:34

A- A+

Marcos Filipe Sousa com Assessoria

compartilhar:

Na semana em que se comemora do Dia do Folclore, o Museu Théo Brandão começou sua programa especial com uma oficina de Dança Popular na tarde desta terça-feira (21). A programação da “Semana das Culturas Populares” traz atividades culturais variadas e concentra-se hoje, amanhã e quinta-feira.

Seminários, lançamento de livro, abertura de exposição, apresentações de folguedo e teatro, oficina de dança popular, além da tradicional cerimônia de entrega do Prêmio Gustavo Leite.

Amanhã acontece o seminário "Théo Brandão, a antropologia e os estudos de folclore", um evento que faz parte do “Ciclo de debates sobre cultura popular, museus e acervos documentais e Audiovisuais”.

Às 14h, começa o painel "Aspectos da obra e da trajetória de Théo Brandão: o olhar de discípulos", com a museóloga Cármem Lúcia Dantas, o diretor do Museu da Imagem e do Som (Misa), Fernando Lôbo e o folclorista e antropólogo José Maria Tenório Rocha. Já às 16h30, será realizada a conferência "Antropologia e estudos de folclore em diálogo", com a professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Maria Laura Viveiros de Castro Cavalcanti. Em seguida, haverá o lançamento do livro “Reconhecimentos. Antropologia, folclore e cultura popular”, da professora Maria Laura.

Às 19h, tem início a cerimônia de entrega do Prêmio Gustavo Leite aos artesãos eleitos em 2012. Neste ano, os vencedores foram Mestre Vieira e Mestre Valmir, ambos artistas da Ilha do Ferro, povoado de Pão de Açúcar. O visitante do Museu Théo Brandão também pode aproveitar a oportunidade para conhecer algumas obras dos artesãos na exposição “Madeiras e reinvenções dos mestres Valmir e Vieira”. Para finalizar a programação do dia nacional do folclore, sobe ao palco dos jardins do Museu, o Guerreiro Campeão do Trenado, do Mestre José Cícero.

Na quinta, às 15h30, é a vez da apresentação do teatro musical infantojuvenil franco-brasileiro “Cabanas, habitações precárias, poéticas, essenciais”. O espetáculo é uma produção da Cia. Teatral La Voix Du Hérisson, da cidade de Grenoble, na França. A produção alagoana é de Francisco Oiticica. 

Primeira Edição © 2011