HU fará campanha para diagnóstico da Doença Progressiva Obstrutiva Crônica

Iniciativa será realizada gratuitamente com a intenção de ampliar o diagnóstico precoce junto à população

19/08/2012 13:29

A- A+

Redação com assessoria

compartilhar:

Com o objetivo de divulgar a Doença Progressiva Obstrutiva Crônica (DPOC), o Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA) recebe a campanha “Inspire Respire” na próxima quarta-feira, 22, no horário das 7h30 às 12h. A iniciativa é gratuita, mas para poder participar, o cidadão (fumante ou não) deverá ter mais de 40 anos de idade e levar consigo algum documento de identificação.

A fim de colocar à disposição da população-alvo o exame de espirometria, utilizado para avaliar a capacidade respiratória que diagnostica a DPOC, a campanha “Inspire Respire” é uma iniciativa da Sociedade Alagoana de Doenças do Tórax, patrocinada pela empresa farmacêutica Novartis e foi lançada neste ano em Brasília. Após percorrer diversas cidades do país, chega a Maceió com a parceria do HUPAA.

De acordo com o pneumologista Fernando Guimarães, responsável pelo ambulatório de Pneumologia do Hospital Universitário, a DPOC pode ser definida como um conjunto de alterações clínicas, radiológicas, funcionais e patológicas do pulmão. “Abrange a bronquite crônica, o enfisema pulmonar e a fibrose cística de alta prevalência no país”, relata Fernando.

O médico complementa dizendo que o maior fator de risco para a DPOC é o tabagismo, visto que a doença é causada pela inalação diária de substâncias irritantes para os pulmões. “A fumaça do cigarro produz alterações gravíssimas e irreversíveis no trato respiratório e na vasculatura pulmonar” informa o pneumologista.

Fernando alerta ainda que a Doença Progressiva Obstrutiva Crônica já é a quinta causa de morte por doenças crônicas entre os brasileiros. Além disso, a doença não tem cura, mas é prevenível e pode ser tratada de forma eficaz, especialmente se for diagnosticada precocemente.

Sintomas da doença

Os sintomas da DPOC progridem de forma suave. No início, a pessoa sente dificuldades para a realização de atividades que exigem grandes esforços, principalmente com os braços e, com a progressão da doença, vai ficando difícil desempenhar tarefas mais leves, como caminhadas.

Outras funções básicas do cotidiano, como tomar banho, secar os cabelos ou fazer a barba também vão se tornando complicados para fazer. E além disso, tosse persistente com catarro, principalmente no período da manhã, é outro sintoma da DPOC.

Ainda segundo Fernando Guimarães, nesta campanha, os casos positivos da DPOC indicados por meio do exame de espirometria, serão encaminhados para tratamento no próprio Hospital Universitário, considerado como referência da rede pública de saúde no Estado para realizar o tratamento da doença.
 

Primeira Edição © 2011