Crianças em Alagoas terão Dia D de Multivacinação neste sábado

Ação visa erradicar, eliminar e controlar doenças como poliomielite, sarampo, gripe e hepatite B

18/08/2012 05:17

A- A+

Marcos Filipe Sousa

compartilhar:

Neste sábado (18) acontece em todo o estado o Dia D de Multivacinação. A mobilização tem como objetivo erradicar, eliminar e controlar doenças como sarampo, gripe e hepatite B. Uma das novidades deste ano são as vacinas pentavalente e a poliomielite injetável.

A mobilização foi definida pelo Ministério da Saúde em substituição à 2ª Etapa de Vacinação contra a Pólio, que aconteceria este mês, com a finalidade de promover a atualização da cobertura vacinal de todos os brasileiros, em especial, crianças e idosos. O órgão não estabeleceu nenhuma meta para que a ação atinja o maior número possível de pessoas.

Em Maceió, 64 unidades de saúde funcionarão, das 8h às 17h e serão aplicadas todas as vacinas
que integram o calendário de vacinação, que contém um conjunto de 12 vacinas consideradas de interesse prioritário à saúde pública do país, reforçando o sistema imunológico da população do nascimento até a terceira idade.

Vacina pentavalente 

Segundo o Ministério da Saúde, a função da vacina pentavalente é reduzir o número de picadas nas crianças que devem tomar uma dose aos 2 meses, a segunda aos 4 meses e a terceira aos 6 meses.
Além disso, por ser fabricada por meio de uma parceria entre o Instituto Butantan, em São Paulo, e o laboratório Bio-Manguinhos, da Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro, a dose deve fortalecer a produção nacional.
 

Primeira Edição © 2011