Trend House abre espaço para peças do artesanato alagoano

A semana de moda que movimenta o estado visa estimular o mercado local

15/08/2012 14:24

A- A+

Sebrae

compartilhar:

Um dos maiores eventos da moda de Alagoas, o Trend House 2012, que segue até sexta-feira (17), teve a preocupação de incentivar os estilistas e designers alagoanos a utilizarem no conceito de suas peças, as matérias-primas que produzem o artesanato local, como por exemplo, o bordado de filé, a palha de ouricuri e a folha da bananeira.

A marca Dora Marques, especializada em moda praia, por meio de uma consultoria prestada pelo evento, se interessou em utilizar essas peças em sua coleção. Através da mediação feita pelo diretor criativo e curador do Trend House, James Silver, os croquis foram enviados à Associação Mulheres de Fibra de Maragogi e à Associação dos Artesãos de Coruripe.

A Associação Mulheres de Fibra enviou para o evento carteiras e braceletes feitos com filé e palha de bananeira, já o artesanato de Coruripe marcou presença com bolsas confeccionadas de palha do ouricuri. As peças estão expostas no Pop Up Store do Trend House, e disponíveis para venda e encomenda.

Na passarela

De acordo com James Silver, a marca de acessórios Santa Paz, que realizou seu desfile nesta terça-feira (14), no Cais do Porto de Maceió, ainda trouxe modelos exibindo colares e pulseiras produzidos com a renda filé e o bico singeleza.

Para o curador do Trend House 2012, a proposta do evento é também estimular as marcas alagoanas a utilizarem o handmade – produção feita à mão, para que essa semana de moda fique conhecida no mercado nacional, por ser uma união entre o contemporâneo e o artesanato regional.

“A intenção é que essa parceria dê certo e possa ser propagada. Incentivando os designers a utilizarem nosso artesanato em suas coleções, criamos uma marca para que a nossa moda possa ser conhecida nacionalmente. Estimulando esse mercado local, fazemos girar a economia dentro do nosso próprio estado”, destaca James Silver.

Primeira Edição © 2011