Exposição Arte Popular está aberta ao público no Mupa

Secult celebra o mês do folclore com exposição que segue até o dia 7 de setembro

08/08/2012 15:25

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

É entre o barro e as telas que, no mês em que é comemorado o Folclore, a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) expõe o trabalho de João das Alagoas e do pintor Ricardo Nascimento. Com abertura realizada na quarta-feira (8), a mostra segue até o dia 7 de setembro no Museu Palácio Floriano Peixoto (Mupa).

Para o secretário de Estado da Cultura, Osvaldo Viégas, o evento destaca a atuação daqueles que fazem a cultura popular no Estado. “A exposição é uma forma da Secult, no mês em que é celebrado o folclore e comemorado o dia do artesão, valorizar a cultura popular alagoana”, ressaltou.

Na mostra, estão expostas peças em barro do mestre do Patrimônio Vivo de Alagoas, João das Alagoas. Entre as obras, estão esculturas do boi-bumbá, pé de caju, casamento matuto, miniaturas de santos e noivas com flores. “Minha inspiração vem da minha terra. Fico feliz em expor meu trabalho", afirmou o artesão.

A exposição também traz coloridas telas - em estilo primitivo – de folguedos populares alagoanos, do artista visual Ricardo Nascimento. “Esta é uma boa oportunidade. Estou feliz em expos os quadros que confeccionei aqui no ateliê de restauração da Secult”, afirmou.

Além dos dois artistas principais, também estão compondo a exposição, com esculturas em cerâmicas, os seguidores da arte do mestre João das Alagoas. Entre estes artesão e aprendizes, estão Sil, Nena, Titã, Leonilson, Claudio, Gustavo e João Carlos Junior.

A exposição Arte Popular está aberta ao público no horário de visitação do Mupa: todas as terças, quartas (podendo funcionar até às 21h com agendamento antecipado), quintas e sextas-feiras das 8 às 17h, e sábados, domingos e feriados, das 13 às 17h. A entrada é gratuita.

Primeira Edição © 2011