Rádio Primeira Edição - Ouça agora!

notícias > Política setas

PUBLICIDADE

Carimbão aprova aumento de penalidades para traficantes de drogas

08/08/2012 18:59

A- A+

Assessoria

compartilhar:

A Câmara dos Deputados deu mais um importante passo no combate às drogas no País. Na tarde desta quarta-feira (8), o Plenário da Casa aprovou projetos de lei referentes às penalidades aplicadas a envolvidos com entorpecentes. Relator da proposta que dobra a pena de quem fornecer ou vender drogas a crianças e adolescentes (PL nº 4.478/04), o líder do PSB na Câmara, Givaldo Carimbão (AL), comemorou a aprovação das matérias já que, segundo ele, o Brasil vive um momento de verdadeira epidemia das drogas.

“É importante entender que quem deve ser punido é o traficante. Precisamos de políticas públicas que atendam aos usuários, tal como existe em Alagoas, para que esses dependentes também não acabem na prisão”, ressaltou o parlamentar.

A proposta relatada pelo líder socialista altera o Estatuto da Criança e do Adolescente, que atualmente prevê pena de detenção de dois a quatro anos e multa para quem vender, fornecer, ministrar ou entregar a criança ou adolescente, sem justa causa, produtos que possam causar dependência.

Outro projeto aprovado pela Casa nesta quarta-feira, PL nº 5.444/09, aumenta de 2/3 até o dobro a pena para traficante de crack. O texto altera a Lei nº 11.343/06, que prevê reclusão de cinco a 15 anos. Carimbão lembra que o crack é a droga que mais causa dependência e destruição das famílias brasileiras. “Por isso é importante agilizar o processo de elaboração de leis que atuem de forma mais efetiva.”

Grande defensor do combate às drogas no País, o socialista é relator da comissão especial destinada a analisar o Projeto de Lei nº 7.663/10, que torna obrigatória a classificação das drogas, introduz circunstâncias qualificadoras dos crimes relacionados ao tráfico e define as condições de atenção aos usuários ou dependentes.

Em 2011, foi relator da Comissão Especial de Combate às Drogas da Câmara. Carimbão visitou 18 países e todas as capitais brasileiras para conhecer diferentes iniciativas de prevenção, tratamento e combate ao narcotráfico. Toda essa experiência foi consolidada no livro Crack Leva Segurança Publica a Jogar Dinheiro pelo Ralo, de autoria do parlamentar.

* campos obrigatórios

  • Enviar »

@primeiraedicao seta

anterior proximo
  • ROQUEAOLIVEIRA

    Estoque do Zenfone 5 no Brasil esgota em apenas 24 horas http://t.co/zx7lJORCgB via @primeiraedicao

  • Luiz Vegano

    Dilma anuncia processo contra ?Veja? e diz que revista pratica ?terrorismo eleitoral? http://t.co/I3SoXlOVLl via @primeiraedicao

  • João Julio da Silva

    Dilma admite desvios no esquema de corrupção da Petrobras http://t.co/BW7JilBJL6 via @primeiraedicao

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Primeira Edição © 2011

Plus! Agência Digital