Núcleos de Promoção da Saúde discutem ações ligadas à qualidade de vida

Realizado pela Secretaria de Estado da Saúde, evento abordou propostas para as áreas de atividades físicas e alimentação saudável

07/08/2012 12:37

A- A+

Assessoria

compartilhar:

Tendo como público-alvo as coordenadorias municipais que atuam com exercícios físicos e alimentação saudável, foi realizado nesta terça-feira (7) o II Encontro dos Núcleos de Promoção da Saúde (Nups). O evento, promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), aconteceu no Hotel Ritz Suítes, em Cruz das Almas, e teve a participação de técnicos de diversos municípios.

A atividade, que contou com a presença de educadores físicos, nutricionistas e coordenadores municipais de Saúde, teve o objetivo de aperfeiçoar os projetos desenvolvidos nas cidades, a exemplo das Academias de Saúde. A ideia é estimular o planejamento e fortalecer a Política Nacional de Promoção da Saúde, bem como a vigilância e a prevenção de doenças crônicas não transmissíveis.

A diretora de Promoção da Saúde da Sesau, Eliana Padilha, ressaltou a importância das ações para levar mais qualidade de vida aos alagoanos. “Pretendemos otimizar, por meio dessas práticas, a inclusão social e o cumprimento do direito à alimentação saudável e à prática de atividades, contribuindo, assim, para a redução da pobreza”, disse.

Segundo ela, os Nups devem atuar para envolver a população nessas atividades. “Esse é um cenário perfeito para melhorar a saúde da sociedade. Os técnicos devem fazer com que essas informações cheguem a todos, principalmente às crianças, já que é com uma alimentação prejudicial que surgem doenças crônicas como hipertensão e diabetes”, acrescentou Eliane Padilha.

Já a representante do Ministério da Saúde (MS), Danielle Cruz, parabenizou o Estado pelo encontro. “Já estávamos pensando em fazer esse tipo de reunião em todo o Brasil, mas Alagoas saiu na frente e teve a ideia antes. Agora, esperemos que todos os técnicos voltem aos seus municípios com novas ideias, contribuindo ainda mais”, expôs.

Na ocasião, Danielle falou sobre as diretrizes do programa Academia de Saúde, instituído pelo MS. A iniciativa tem como finalidade ampliar o acesso às políticas públicas de promoção da saúde; potencializar a Atenção Primária e a Vigilância em Saúde e promover a integração de projetos nos âmbitos da saúde, educação, cultura, assistência social, esporte e lazer.

Além disso, também foram apresentadas experiências exitosas realizadas nos municípios de Arapiraca (Promoção da Saúde), Dois Riachos (Grupo de Hipertensos e Diabéticos), Girau do Porciano (Influência das atividades físicas na qualidade de vida) e Paripueira (Programa Paripueira Saudável). O dia terminou com debates e planejamento de propostas na área.

Primeira Edição © 2011