Livro de oncologista encerra comemorações dos 160 anos da Santa Casa

02/08/2012 08:37

A- A+

Divulgação

compartilhar:

Encerrando a programação dos 160 anos da Santa Casa de Maceió, o oncologista Marcos Davi Melo reuniu amigos, parentes e colegas de trabalho para o lançamento do livro “Pelos Caminhos da Vida: vivências e crônicas de um médico”. A publicação traz alguns dos principais artigos de sua autoria publicados no jornal Gazeta de Alagoas nos últimos vinte anos.

Produzido com o apoio e o patrocínio da Santa Casa de Maceió, o livro fecha com chave de ouro a série de eventos iniciados em setembro de 2011 alusivos à fundação da instituição.

O provedor Humberto Gomes de Melo se mostrou feliz e satisfeito em patrocinar este projeto editorial, que preservará para a posteridade as memórias do autor e da oncologia alagoana. O trabalho contou, inclusive, com o apoio da Assessoria de Comunicação na diagramação da obra.

Em breves palavras, o médico, escritor e membro da Irmandade da Santa Casa de Maceió, Marcos Davi Melo, agradeceu o apoio da instituição ao viabilizar a publicação do livro.

Conforme destaca o autor, diante dos altos custos de impressão de livros no Brasil, lançar uma obra impressa e com qualidade ainda representa um grande desafio para os escritores.

Marcos Davi falou também de sua alegria em poder reunir nas páginas de um livro parte de suas crônicas que estavam dispersas em centenas de edições da Gazeta de Alagoas ao longo das últimas duas décadas.

Realizado no Centro de Estudos Professor Lourival de Melo Mota, o evento contou com a presença da presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer, Jane Falcão; o presidente da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores de Alagoas (Sobrames/AL), José Medeiros; além de membros da Irmandade da Santa Casa de Maceió, como Milton Hênio, Divaldo Suruagy entre outros.

O Livro

Nos artigos, o oncologista Marcos Davi fala sobre a luta contra o câncer; o trabalho da Rede Feminina de Combate ao Câncer; a reação dos pacientes ao saberem que estão com a doença e como as pessoas que estão em fase terminal encaram a vida.

Apesar de trabalhar com equipamentos modernos, que fazem uso de alta tecnologia, o especialista também ressalta em seus artigos a importância do tratamento humanizado, da solidariedade e da participação do médico durante o período de acompanhamento da doença.

O livro possui orelha e prefácio dos médicos José Medeiros e Milton Hênio, respectivamente, e introdução do secretário perpétuo do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas (IHGAL), Luiz Nogueira Barros.

A obra pode ser adquirida na Banca do Ednaldo, localizada nas proximidades do Hotel Ponta Verde, em Maceió, ao preço de R$ 20. Toda a renda proveniente da venda do livro será revertida para a Rede Feminina de Combate ao Câncer.

Primeira Edição © 2011