Saúde lança projeto de prevenção contra DST e Aids na orla de Maceió

30/07/2012 08:32

A- A+

Divulgação

compartilhar:

Um projeto da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) irá facilitar o acesso da população aos preservativos. No último domingo (29), durante ação do Dia Mundial de Hepatites Virais, na praia de Ponta Verde, a diretora de Vigilância Epidemiológica, Cleide Moreira, realizou a entrega dos dispensadores de preservativos nos bares da orla de Maceió e no terminal de ônibus do Benedito Bentes, que ficarão em locais visíveis.

“Essa ação faz parte de um projeto de descentralização da Sesau, para facilitar o acesso dos preservativos”, disse a diretora, acrescentando que inicialmente os dispensadores serão distribuídos em 80 estabelecimentos entre hospitais públicos e privados de Maceió, órgãos estaduais e outros locais. Em seguida será implantado nos municípios alagoanos.

Além do lançamento do projeto, a Sesau realizou uma ação de alerta sobre as hepatites virais, doença silenciosa e pode levar à morte. A população atendeu ao chamado e compareceu a tenda montada pela secretaria, onde estava sendo realizado testagem para hepatite B e C, vacina contra hepatite B e H1N1.

O infectologista Fernando Barreiros informou que nos estados da Região Norte do País a situação é mais crítica em relação à doença. No Nordeste e nas demais regiões brasileiras os casos de hepatite B está na faixa de 1% da população e 1,5% é portador do tipo C.

Segundo Barreiros, os gestores de saúde estão investindo na prevenção, porque os dois tipos de hepatite, quando não são tratados adequadamente, evoluem para cirrose e câncer de fígado. Por isso destaca que é fundamental prevenir a doença realizando atividades de orientação com a população, como também possibilitar o acesso a vacina para o tipo B, que se encontra nas unidades de saúde.

Em 2011, no Brasil, foram notificados 80 mil casos do tipo B e 100 mil do C. Em Alagoas, foram 300 B e 160 do C. Na ação, realizada no domingo, Fernando Barreira afirmou que os casos detectados seriam encaminhados para os serviços referência, que funcionam nos Hospitais Hélvio Auto e Universitário.

Uma chamada na televisão despertou o interesse em Cristiane dos Santos Moraes de procurar mais informações sobre as hepatites virais e se vacinar. “Estava assistindo TV e vi que haveria vacinação na orla. Então resolvi me vacinar, porque nunca tinha sido imunizada contra essa doença”, frisou a dona de casa, que mesmo com o tempo chuvoso, foi ao estande da secretaria.

Hepatites - As hepatites virais são doenças que provocam inflamação no fígado. Como na maioria das vezes não apresentam sintomas, passam despercebidas e quando o portador descobre muitas vezes se encontra em estado avançado.

Primeira Edição © 2011