Lacen irá utilizar sistema de acesso a exames laboratoriais via internet a partir de agosto

Pelo sistema de Gerenciamento de Ambiente Laboratorial (GAL), o acesso a exames será realizado via internet, possibilitando a apresentação de resultados em tempo real

30/07/2012 13:40

A- A+

Assessoria

compartilhar:

Com o propósito de descentralizar os pedidos de exames, o Laboratório Central de Alagoas (Lacen) vai implantar, a partir desta quarta-feira (1º), um sistema de laboratório aplicado a exames de média e alta complexidade em amostras de origem humana, animal e ambiental. Pelo novo sistema, denominado de Gerenciamento de Ambiente Laboratorial (GAL), o acesso a exames será realizado via internet, possibilitando a apresentação de resultados em tempo real.

O novo sistema já foi apresentado aos secretários municipais de saúde alagoanos e durante as reuniões das Comissões Intergestores Bipartite e Regionais. A iniciativa, que faz parte de uma parceria entre o Ministério da Saúde (MS) e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), irá modernizar os laboratórios públicos e conveniados ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Com o Gerenciamento de Ambiente Laboratorial será possível acompanhar a evolução dos exames, desde a solicitação até a emissão do laudo definitivo. Mas, para que isso aconteça, os chefes de laboratórios municipais devem se habilitar para ter acesso ao sistema, que irá funcionar on-line. Isso porque, segundo determina a portaria 2.031 do Ministério da Saúde (MS), apenas quando forem cadastradas no sistema, as amostras de exames deverão ser enviadas para o Lacen/AL.

Para aqueles que ainda não se cadastraram, as amostras dos exames terão que ser remetidas com uma requisição exclusiva para o GAL, segundo informou o gerente de Tecnologia da Informação do Lacen/AL, João Batista Neto. “Caso isso não aconteça, o Lacen/AL irá esperar até cinco dias para que os técnicos municipais enviem as requisições”, explicou o gerente, acrescentando que o acesso ao sistema poderá ser realizado após um cadastro realizado no site da Sesau.

Agilidade e transparência – Ainda de acordo com ele, o novo sistema irá possibilitar que os resultados dos exames realizados em Alagoas sejam acessados pelo Ministério da Saúde (MS), identificando a cidade, o bairro e a rua em que ocorreu algum tipo de agravo. “Esta é uma iniciativa que visa disponibilizar dados laboratoriais para as Vigilâncias Epidemiológicas municipais, estadual e nacional em tempo real”, destacou João Batista Neto.

A princípio o GAL será implantado nos municípios de Arapiraca, Palmeira dos Índios, Penedo, Passo de Camaragibe e Santana do Ipanema, além dos seis laboratórios das microrregiões. “Mas a meta é que, no mais breve espaço de tempo, todos os municípios estejam interligados ao sistema. Esse é mais um serviço que o Lacen estará oferecendo aos laboratórios de interesse público, que trará inúmeros benefícios para Alagoas e aos gestores que saberão identificar possíveis ocorrências de surtos na saúde da população”, salientou o gerente de Tecnologia da Informação do Lacen/AL.

Primeira Edição © 2011