Denúncia do PE faz governo agir para retomar projeto do Reginaldo

Após denúncia do PE sobre abandono do projeto, Estado se manifesta e revela que governo federal ameaça intervir

30/07/2012 05:50

A- A+

Jornal Primeira Edição

compartilhar:

Ante a repercussão da matéria publicada no PRIMEIRA EDIÇÃO denunciando o abandono da obra de urbanização do Vale do Reginaldo, o governo do Estado decidiu se manifestar e anunciou que o projeto será retomado ‘de qualquer jeito’ ainda neste semestre, por determinação expressa do governo federal.

O projeto, orçado em R$ 120 milhões, está paralisado desde o ano passado, quando as construtoras contratadas pelo Estado e pela Prefeitura de Maceió decidiram abandonar os serviços.

- A obra do Reginaldo tem recursos assegurados no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e o governo federal abriu prazo de 60 dias para que haja um entendimento entre governo estadual, Prefeitura e Caixa Econômica para a retomada dos serviços – informou a assessoria do Palácio República dos Palmares.

Na quinta-feira (26), em contato com o radialista França Moura, o secretário estadual de Infraestrutura, Marco Fireman, responsabilizou a Caixa Econômica pela paralisação do projeto e confirmou que a obra será retomada nos próximos meses.

- O governo federal quer a retomada da obra e determinou que o governo do Estado, a Prefeitura de Maceió e a Caixa Econômica busquem o entendimento e superem suas divergências ou haverá uma intervenção para que o projeto tenha continuidade – disse o secretário Marco Fireman.

Secretário Marco Fireman garante que, de um jeito ou de outro, a obra será retomadaEle frisou que já existem vários blocos de apartamentos em fase de conclusão, mas salientou que ainda faltam cerca de 800 unidades residenciais, todas destinadas a abrigar as famílias que ocupavam casebres e barracos no Vale do Reginaldo.

Segundo Fireman, por culpa da Caixa Econômica, o governo está arcando mensalmente com vultosa soma para pagar aluguel dos imóveis provisoriamente ocupados pelas famílias que tiveram de deixar suas antigas moradas para permitir a construção do conjunto habitacional financiado pelo PAC.

A reportagem do PE denunciou o abandono da obra e publicou fotos mostrando a degradação dos blocos residenciais bem como a depredação causada por vândalos e marginais que roubam materiais de construção, portas e janelas dos apartamentos.

Considerada a maior obra do governo federal em Alagoas, a urbanização do Vale do Reginaldo foi dividida em dois projetos, sendo um entregue ao governo do Estado e o outro á Prefeitura de Maceió.

O projeto prevê não apenas a requalificação do Vale – uma das áreas mais pobres da capital – mas também a construção do sonhado Eixo Viário, a obra que, no conjunto, despoluiria o degradado riacho Salgadinho cujas águas poluídas desembocam na praia da Avenida.

 

Primeira Edição © 2011