Mulheres aproveitam fim das férias para fazer aulas de pole dance

Modalidade ajuda a queimar até 500 calorias por hora de treino. Dança sensual atrai mulheres de 17 a 50 anos em Ribeirão Preto.

29/07/2012 11:39

A- A+

G1

compartilhar:

A sensualidade do pole dance chegou às academias como uma febre entre as mulheres que querem manter a forma na reta final das férias de julho em Ribeirão Preto (SP). A ginástica de equilíbrio em uma barra vertical conhecida, por exemplo, por performances da personagem Alzira na novela "Duas Caras" (2007 - 2008) têm atraído pessoas de diferentes idades e profissões, público interessado em, desde já, perder calorias de forma rápida e aumentar a autoestima para fazer bonito no verão.

"Ainda tem um pouco de preconceito, mas começaram a entender que é uma atividade física, não apenas uma dança sensual", afirma a empresária Pamela Gomes, de 29 anos, sócia de uma academia especializada na arte sensual que tem 90 alunas em Ribeirão.

São mulheres de 17 a 50 anos, que chegaram tímidas, mas curiosas, e trocaram a musculação convencional pela barra de aço para fazer diferentes tipos de acrobacias. "É uma mistura de fisioterapeutas, psiquiatras, dentistas. (...) Muitas procuram a gente pra sair de algum problema pessoal", diz Pamela.

Os benefícios físicos – 500 calorias perdidas por hora – e psicológicos valem todo o esforço redobrado para se equilibrar na barra e os hematomas nas pernas, explica a professora de pole dance e fisioterapeuta Isabela Petrazzo, de 28 anos. "Mistura flexibilidade, definição muscular e uma força muito diferente da que é trabalhada na academia. Além de mexer com a sensualidade, as aulas são muito divertidas, acaba sendo uma terapia", diz Isabela.

Os argumentos acima são suficientes para que a estudante Letícia Grave, de 17 anos, não veja em outra modalidade tanta eficácia para estar de bem com o próprio corpo. "Uma aula de pole dance faz muito mais diferença que uma semana de academia", afirma.

Primeira Edição © 2011