Governo flexibiliza uso do Tamiflu em casos de gripe comum

27/07/2012 14:05

A- A+

FOLHA ONLINE

compartilhar:

Apesar de descartar risco de epidemia pela gripe A H1N1, o Ministério da Saúde resolveu flexibilizar ainda mais o uso do Tamiflu (nome comercial do oseltamivir), antiviral usado contra a doença.

Até então, a recomendação era para uso em pessoas com quadros graves de gripe ou pessoas gripadas que tinham fator de risco (grávidas, maiores de 60 anos, menores de 2 anos e doentes crônicos).

Agora, segundo a assessoria do ministério, a orientação muda e o remédio passa a ser indicado também para quem tem só síndrome gripal (sem quadro grave ou fator de risco) e mora nas cidades dos Estados do Sul, São Paulo e Minas Gerais que tenham circulação comprovada do vírus H1N1.

Um cartaz que reforça essa recomendação, de ampliar a utilização do Tamiflu foi feito e enviado aos Estados.

Em outra medida para facilitar o acesso ao remédio, o governo federal desfez neste ano uma decisão de 2009 e passou a permitir a venda do antiviral em farmácias sem a retenção da receita médica.

Na quarta-feira, o ministro Alexandre Padilha (Saúde) disse que é preciso reforçar o uso do remédio. "O Chile teve três vezes menos mortes que o Sul do Brasil este ano, só com o uso do Tamiflu", afirmou.

Um boletim fechado esta semana pela pasta registrou 210 mortes este ano pela doença. Na epidemia de 2009, o número de mortes pela gripe A chegou a 2.060.

Primeira Edição © 2011