Inverno exige mais cuidados com a alimentação

Muita água e alimentos ricos em vitaminas são essenciais para manter a saúde em dia

26/07/2012 13:10

A- A+

Divulgação

compartilhar:

No inverno o nosso organismo tende a produzir mais calor para aquecer os órgãos internos, como o coração e pulmão, e concentra grande quantidade de sangue próximo a eles, o que deixa nossas extremidades mais frias, a exemplo das mãos e dos pés. Para que ocorra esse aquecimento, acabamos por consumir mais calorias do que no verão.

Para auxiliar este aumento da temperatura, o organismo também provoca um aumento no apetite. Com as doenças típicas da época, a alimentação saudável, rica em alimentos fontes de vitaminas, minerais e substâncias antioxidantes, fortalece o sistema imunológico e cria defesas orgânicas para combater o vírus. 

As frutas cítricas são grandes portadores de vitamina C e ajudam no combate ao vírus do resfriado. A laranja, a tangerina, o limão, a acerola e o caju, por exemplo, ajudam a ter um organismo resistente. 

Quanto às crianças, os alimentos que não podem faltar na alimentação infantil durante o período de frio são os líquidos, como água, sucos de frutas naturais, água de coco e chás. Outra opção para aquecer são as sopas, preparadas com diversos legumes e verduras.Como são ricas em vitaminas e minerais, auxiliam na manutenção do sistema imunológico. Ela ainda lembra que é fundamental manter a alimentação a cada três horas. Praticar uma atividade física regular (mínimo três vezes na semana) faz aumentar o gasto metabólico basal, que auxiliam na redução de peso, assim como do estresse, além da melhora o humor.

No inverno as pessoas também sentem menos vontade de beber água, com isso, a ingestão de outros líquidos não deve substituir a água, mas sim aliá-los à sua alimentação. Segundo a nutricionista, frutas como melão, melancia, abacaxi, laranja, também são uma boa opção, uma vez que contêm grande quantidade de água, além de serem ricas em demais nutrientes e fibras. 

O consumo não deve cair nunca e deve continuar o mesmo que no verão. A transpiração pode ser menor com as baixas temperaturas, mas o líquido é eliminado pela urina. O baixo consumo de líquidos pode acarretar problemas, como dificuldade de evacuação, dor de cabeça, infecções de garganta, problemas respiratórios, infecções urinárias, entre outras.

Primeira Edição © 2011