TRT pretende orientar trabalhadores sobre prevenção de acidentes

25/07/2012 11:41

A- A+

Divulgação

compartilhar:

A prevenção de acidentes e doenças do trabalho é o meio mais adequado para a proteção da integridade dos trabalhadores. Com esse propósito, o TRT de Alagoas irá promover, às 9h desta sexta-feira (27.7.2012), ações preventivas visando alertar os trabalhadores do canteiro de obras do novo edifício-sede das Varas da Capital sobre os riscos das atividades diárias na construção civil.
    A programação irá contar com distribuição de cartilhas de cunho educativo-pedagógico. Serão ofertados atendimentos de verificação de pressão arterial, índice de glicemia e massa corporal (IMC), realização de ginástica laboral, instrução quanto à prevenção da saúde bucal e administração de vacinas antitetânicas.
    A iniciativa, que visa orientar e incentivar medidas preventivas contra acidentes do trabalho, faz parte do conjunto de ações realizadas pelo Grupo de Trabalho Interinstitucional do TRT de Alagoas (GETRIN 19), cujas ações vêm sendo coordenadas pela gestora Regional, juíza Bianca Calaça.

Sobre acidentes de trabalho e programas de prevenção

O capital humano é a base de qualquer organização, sendo assim merece um cuidado especial. Um ambiente de trabalho agradável deve envolver segurança e higiene do trabalho, um processo conjunto envolvendo toda a organização. Para que isso ocorra da melhor forma possível, existem várias Normas Regulamentadoras (NR’s) e leis que regem a segurança no trabalho, ditando as exigências, limites de tolerância, além dos direitos dos trabalhadores.

Diante dos altos índices de trabalhadores vitimados por acidentes no ambiente do trabalho, a Justiça Trabalhista procura cada vez mais investir em programas educativos de conscientização como uma alternativa para a redução de perdas, danos à saúde do trabalhador e danos materiais ao empregador.
 

Primeira Edição © 2011