Ministério da Saúde avalia que pico da gripe A no país já passou

25/07/2012 12:08

A- A+

FOLHA ONLINE

compartilhar:

O pico de transmissão da gripe A (causada pelo vírus H1N1), após o qual os casos começam a cair, pode ter ocorrido há três semanas no país, de acordo com avaliação do Ministério da Saúde.

Dados ainda preliminares reunidos pela pasta indicam que o maior número de casos da doença foi registrado na semana de 24 a 30 de junho. Neste período, foram registradas 325 casos e 30 mortes pelo vírus H1N1.

As três semanas seguintes tiveram menos vítimas, segundo boletim fechado ontem. Entre 1º e 7 de julho, foram 217 casos e 17 mortes. Na semana seguinte, 108 casos e 12 mortes. E, na semana passada, foram 17 casos e não houve registro de mortes.

Apesar de as informações demorarem um tempo entre a saída dos municípios e a chegada ao Ministério da Saúde, a pasta diz acreditar que o boletim indica uma tendência correta de redução.

Isso se explicaria tanto pela avaliação de que o período mais preocupante do inverno já passou, quanto pelo reforço na distribuição do Tamiflu, antiviral que atua no combate à doença e evita casos graves e mortes.

Para facilitar o acesso ao antiviral, o ministério autorizou a venda do medicamento nas farmácias sem a retenção da receita.

Este ano, foram registrados 1.762 os casos da gripe A, concentrados nos Estados do Sul, em São Paulo e em Minas Gerais, segundo o ministério. Ao todo, 210 pessoas morreram pela doença.

Primeira Edição © 2011