Médicos são treinados para fazer diagnóstico da gripe A

Enfermeiros também foram capacitados para diagnóstico e tratamento da H1N1

25/07/2012 11:18

A- A+

Divulgação

compartilhar:

Com 19 notificações de casos suspeitos da Influenza pandêmica – mais conhecida como gripe A –, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realizou, nesta quarta-feira (25), uma capacitação voltada para o tema. A atividade, que aconteceu no auditório do Hotel San Marino, em Maceió, teve como público alvo médicos e enfermeiros da rede hospitalar da capital.

Na ocasião, foram tratadas a situação epidemiológica de Alagoas e a cobertura vacinal alcançada na campanha de 2012, que atingiu 87% das 452.944 mil pessoas preconizadas pelo Ministério da Saúde (MS). A programação contou também com uma palestra da médica Adriana Melo sobre diagnóstico e tratamento tanto da gripe sazonal quanto da H1N1.

Segundo a responsável técnica do Núcleo de Doenças Imunopreveníveis da Sesau, Claudeane Nascimento dos Santos, a oficina teve como objetivo atualizar os profissionais. “É preciso que os médicos e enfermeiros estejam preparados para atender a população e essa atualização quanto ao protocolo a ser seguido no atendimento é essencial ”, afirmou.

Para o médico Renée Oliveira, do Hospital do Açúcar de Alagoas, a iniciativa é fundamental para alinhar as unidades de assistência hospitalar de Maceió. “Essa capacitação vai nos ajudar muito na melhoria da assistência. Também é importante para alinhar os serviços com relação ao que deve ser feito quando aparecer um caso suspeito da doença”, disse.

Além do Hospital do Açúcar, também participaram da atividade técnicos da Unimed, do Hospital Universitário (HU), do Hospital Maceió, do Hospital Escola Dr. Helvio Auto (HDT), do Hospital Geral do Estado (HGE), da Maternidade Santa Mônica, da Santa Casa de Misericórdia, e do Hospital Memorial Arthur Ramos (HMAR).

Casos

De acordo com a responsável técnica do Núcleo de Doenças Imunopreveníveis da Sesau, o Estado teve, até agora, 19 notificações de casos suspeitos de H1N1. Destes, quatro já foram descartados e dois foram confirmados para Influenza sazonal, ou gripe comum, estando o restante sob investigação – inclusive os cinco que evoluíram para óbito.

“Enviamos as amostras para o laboratório central, que é o Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro. Como a unidade é a responsável pelas análises de todo o Brasil, esperamos receber os resultados em cerca de 20 ou 30 dias”, expõe Claudeane Nascimento, que alertou os médicos e enfermeiros para a situação epidemiológica encontrada nos municípios alagoanos.

Em 2012, a campanha de vacinação foi realizada no período de 5 de maio a 1º de junho e imunizou 394.074 pessoas, o que representa 87% dos 452.944 indivíduos preconizados. A meta era vacinar no mínimo 80% do público alv0, composto por crianças de seis meses a menores de dois anos, trabalhadores de saúde, gestantes, indígenas e idosos. Apenas 14 municípios não atingiram o percentual pactuado.

Primeira Edição © 2011