MS realiza auditoria para aferir qualidade do atendimento hemoterápico e hematológico

Objetivo é assegurar a excelência dos serviços prestados aos usuários do SUS

24/07/2012 15:25

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

Com o propósito de assegurar a excelência dos serviços de hemoterapia e hematologia para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), técnicos do Ministério da Saúde (MS) realizaram uma inspeção no Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar). A ação ocorreu no último final de semana e passou por todos os processos que integram o ciclo do sangue e o atendimento hematológico, assegurando a excelência do Programa de Qualificação da Hemorrede Nacional (PQHN).

Realizada pelas técnicas Jakeline Nunes Lindete Gomes e Marina Torres, a inspeção não teve um caráter punitivo, mas corretivo, segundo ressaltaram. O procedimento está especificado na Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 1.353 que rege a política de sangue e hemoderivados brasileira, conforme portaria publicada em 14 de junho de 2011, no Diário Oficial da União (DOU).

Durante a auditoria, as técnicas percorreram todas as dependências do Hemoar, acompanhados de técnicos da Hemorrede Pública de Alagoas e pela gerente geral da unidade, Márcia Rocha. Elas analisaram as adequações e conformidades nos processos realizados, observando se os técnicos vêm implementando o que já foi previamente planejado e se eles estão seguindo as especificações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

“O objetivo desta inspeção é promover a qualificação técnica e gerencial da Hemorrede Pública, identificando os pontos críticos que precisam de melhorias e exigem priorização de recursos. Também queremos disponibilizar ferramentas que melhorem e apoiem a elaboração de planos de ação, padronização das informações obtidas nas avaliações e gerar informações úteis e válidas para a equipe em análise”, frisou Jakeline Nunes.


Ao visitar cada setor foi verificado se os procedimentos adotados estavam em conformidade ou se alguns não estavam sendo executados corretamente pelos técnicos. Para isso, foi realizada uma avaliação baseada em evidências e os técnicos do MS orientaram os profissionais para sanar possíveis não conformidades.


Para a gerente geral do Hemoar, Márcia Rocha, a auditoria realizada pelos técnicos do MS vem ratificar o alto nível de excelência dos serviços hemoterápicos e hematológicos prestados pelo órgão. “Atuamos seguindo todas as portarias e leis que regem a política de sangue no Brasil. No entanto, mesmo seguindo todas as diretrizes da Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária] é necessário estar em permanente processo de evolução, para acompanhar os avanços tecnológicos”, frisou.

Primeira Edição © 2011