Maternidade do Hospital Universitário está superlotada

Gestantes estão sendo acomodadas em macas no corredor do hospital

24/07/2012 14:25

A- A+

Thayanne Magalhães com assessoria

compartilhar:

Um quadro que vem se repetindo nas maternidades de Maceió, cada vez mais frequentemente, voltou a ser motivo de preocupação. Desde o último sábado (21), a maternidade do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA) está superlotada. De acordo com informações, nesta terça-feira (24), 54 gestantes estão internadas na unidade de saúde, sendo que três delas tiveram que ser acomodadas em macas no corredor.

Por conta da redução no número de profissionais durante a greve, apenas 30 leitos, do total de 60, deveriam estar funcionando.

As maternidades HUPAA e a Santa Mônica sofrem com os problemas de superlotação por serem referências no atendimento a gestantes em alto risco, situação clínica que vem aumentando nos últimos anos. Além disso, o fechamento das maternidades Nossa Senhora da Guia e Paulo Neto, que atendiam gestantes de baixo risco, também tem influenciado no agravamento do quadro de superlotação.

Outro fator que contribui para a superlotação da HUPAA, é que a maternidade é a única em todo o estado que realiza curetagem em mulheres que sofreram aborto, independente da causa.

Números
De acordo com informações, a maternidade do HUPAA registrou o atendimento a 16 grávidas no sábado e sete delas ficaram internadas. No domingo (22), foram atendidas 26 gestantes e dessas, 14 tiveram que ser internadas. Na segunda-feira (23), 28 gestantes foram atendidas.

Por conta da superlotação, duas pacientes tiveram que ser internadas em leitos da Clínica Cirúrgica do hospital.
 

Primeira Edição © 2011