Sesau campanha de conscientização sobre hepatites virais

Atividades começam no domingo (29), com teste gratuito na Praia da Ponta Verde

23/07/2012 09:36

A- A+

Divulgação

compartilhar:

Para marcar o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, comemorado no próximo sábado (28), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) promove, durante todo o mês de agosto, uma campanha estadual com o objetivo de conscientizar a população. Ao longo de 30 dias, serão veiculadas informações sobre a doença em redes de televisão, rádios e mídias exteriores.

As atividades começam no domingo (29), com a realização do teste gratuito das hepatites B e C. A ação acontece no espaço de lazer da praia de Ponta Verde e é voltada para quem estiver em situações de exposição. O dia contará ainda com a imunização dos grupos prioritários, que poderão procurar as salas de vacina do Estado durante o horário de expediente das unidades de saúde.

Segundo a gerente do Núcleo de Agravos Crônicos da Sesau, Mona Lisa Góes, o município de Maceió também estará realizando a testagem. “A prefeitura continuará fazendo o teste, que não é feito pelo Estado. Além disso, os municípios prioritários receberão displays de preservativos. O restante da campanha será baseada na informação, que é o que mais falta”, diz.

Tendo isso em vista, outro meio de conscientização será a internet, gerando interação entre os internautas das principais redes sociais, como Facebook e Twitter, e ainda em sites como Youtube. A intenção é atingir o público jovem e estimular a vacinação de pessoas com até 29 anos e grupos vulneráveis, a exemplo de profissionais de saúde e de salões de beleza e tatuadores.

A iniciativa pretende alertar os alagoanos sobre os riscos das enfermidades, formas de contágio e prevenção. “Os jovens expõem-se muito ao risco, seja por meio do sexo sem proteção, uso compartilhado de seringas e agulhas e prática de tatuagens e colocação de piercings sem atenção à esterilização. Por isso é tão importante chegar até eles”, acrescenta Mona Lisa.

Casos - De acordo com dados do Sistema de Informação de Agravos e Notificação (Sinan), Alagoas registrou, em 2011, 522 casos confirmados de hepapites virais, sendo 350 do tipo A (associado com baixo acesso à água potável e a saneamento básico), 103 do tipo B (mais frequente por transmissão sexual) e 69 do tipo C (contato com sangue contaminado).

As hepatites são infecções no fígado causadas por vírus. Nem sempre a enfermidade apresenta sintomas, mas, quando eles aparecem, podem ser caracterizados por cansaço, febre, mal-estar, tontura, vômitos, dor abdominal, e pele e olhos amarelados. Devido a isso, muitas pessoas são portadoras sem saber, correndo o risco de evolução para cirrose e câncer.

O vírus A apresenta apenas formas agudas, sendo eliminado pelo organismo. Já os B, C e D podem apresentar tanto formas agudas quanto crônicas de infecção. A hepatite B torna-se crônica em até 5% dos casos e a C em mais de 80%. Dos indivíduos com o tipo B da doença, 25 a 40% evoluem para cirrose e/ou câncer de fígado e na C isso ocorre em cerca de 20%.

Algumas formas de prevenção são a imunização, no caso das hepatites A e B – para a C não existe vacina; a utilização de água fervida ou tratada; a higienização de legumes, frutas e verduras e das mãos antes de preparar alimentos e se alimentar; o não compartilhamento de seringas e agulhas; o uso de preservativo nas relações sexuais.

Primeira Edição © 2011