Sabe o que é DMRI? É a principal causa de quedas nos idosos

23/07/2012 15:42

A- A+

Divulgação

compartilhar:

No próximo dia 26 de julho é comemorado o Dia dos Avós. Antes vistos como idosos frágeis, hoje os avós possuem um novo perfil, buscam longevidade e valorizam sua independência. Nesse sentido, saber como envelhecer de forma saudável é essencial para manter a qualidade de vida.

Entre as doenças que impactarão cada vez mais a população idosa está a degeneração macular relacionada à idade (DMRI). A doença não é tão conhecida pela população como o glaucoma e a catarata, mas atualmente é a principal causa de cegueira em pessoas com mais de 60 anos. Segundo a Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo (SBRV)1, aproximadamente 3 milhões de brasileiros apresentam DMRI. A doença afeta a visão central, levando à perda incapacitante da visão em pouco tempo, se não tratada precocemente. O único fator de risco comprovado até o momento é o envelhecimento.

Um teste simples e rápido, chamado teste da Tela de Amsler, é capaz de identificar os primeiros sinais da DMRI, o que é essencial para evitar as suas consequências. As sociedades médicas orientam que as pessoas com 50 anos ou mais realizem o teste periodicamente, além de consultar anualmente o oftalmologista ou retinólogo (especialista em retina). Com isso, limitações na vida dos avós, como deixar de trabalhar, ler, assistir televisão, cozinhar, caminhar e até distinguir o rosto dos netos, podem ser evitadas. 

Primeira Edição © 2011