O teatro imita a vida: catadoras do antigo lixão estreiam espetáculo teatral sobre reciclagem

Figurinos, adereços e cenários, foram confeccionados com materiais recicláveis

21/07/2012 12:28

A- A+

Marcela Oliveira

compartilhar:

O teatro imita a vida e vida imita o teatro. Esta é a experiência que catadoras do antigo lixão de Maceió estão vivendo nesses dois últimos meses. Sob a direção do diretor Carlos Lagoeiro, as moradoras da Vila Emater II atuam no espetáculo teatral sobre reciclagem, cuja estreia acontece na próxima terça-feira (24), no Teatro Linda Mascarenhas.

A ideia do Projeto CataAtores é a criação de um espetáculo em que os atores sejam também os personagens principais do processo de renascimento do material que a sociedade adquire, consome e descarta: os catadores. O mote é o renascimento, a partir da compreensão de que tudo e todos devem ter, pelo menos, uma segunda chance de vida.

Entusiasmadas com a novidade, as novas atrizes, atualmente catadoras da Cooperativa de Catadores da Vila Emater / Coopvila, têm ensaio durante cinco dias na semana, onde participam de várias oficinas como de voz, expressão corporal, atitude cênica, compreensão e análise de texto e interpretação.

Para Carlos Lagoeiro - diretor da companhia Teatro Munganga, cuja sede se encontra em Amsterdam (Holanda) - é importante que tanto o processo de criação do espetáculo, como o espetáculo em si, sejam de alto nível profissional. Para isso, o diretor reuniu uma equipe de criação de cenários, figurinos, adereços profissionais liderada pelo artista cearense Marcelo Santiago.

Lagoeiro e Marcelo criaram as oficinas práticas, onde foram construídos cenários, adereços, figurinos e bonecos a partir de materiais recicláveis como pet, papelão e caixas plásticas.

O projeto, promovido pelo Centro de Educação Ambiental São Bartolomeu/Ceasb, visa atingir principalmente estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. O objetivo é sensibilizá-los quanto à questão da reciclagem, despertar a reflexão sobre os desafios da construção de uma cidade socialmente justa e ambientalmente sustentável, além de promover o respeito pelo trabalho do catador e despertá-los quanto à importância da separação dos materiais e coleta seletiva.

A peça será apresentada do dia 24 ao 27 e nos dias 30, 31, 02 e 03 de agosto. As apresentações serão no Teatro Linda Mascarenhas, às 10h da manhã, com exceção dos dias 27 e 03, que será às 20h para convidados.
 

Primeira Edição © 2011