Secretaria de Educação entrega mais três escolas reformadas nesta quarta-feira

Secretário Adriano Soares visitou as escolas Marcelo Resende, Antônio Vasco e Capitão Álvaro Victor

18/07/2012 15:11

A- A+

Assessoria

compartilhar:

A Secretaria do Estado da Educação e do Esporte (SEE) concluiu a reforma emergencial de mais três escolas estaduais nesta quarta-feira (18). O secretário da pasta, Adriano Soares, visitou as instituições de ensino Marcelo Resende, no Sítio São Jorge; Antônio Vasco, no Riacho Doce, e Capitão Álvaro Victor, no Vergel do Lago.

Na ocasião, Adriano Soares conversou com professores e diretores e prestigiou apresentações culturais desenvolvidas pelos estudantes em comemoração aos benefícios que a reforma estruturante proporcionou para as unidades de ensino. “Cada escola que visito é uma alegria porque percebo o quanto ela ficou bonita e estruturada para receber os alunos e os educadores”, afirmou.

O secretário disse ainda que além das reformas nas escolas estaduais, a equipe da Secretaria de Educação trabalha para atender às solicitações de professores e diretores para a ampliação e a construção de novas escolas. “Temos a meta, até 2015, de entregar 36 novas escolas e ampliar aquelas que necessitem para atender toda a comunidade”, informou Soares.

Melhorias

Segundo a diretora da Escola Estadual Marcelo Resende, Arleine Gomes, a reforma contribuiu para o desenvolvimento dos alunos e incentivou os professores no dia a dia da sala de aula. “O benefício maior da reforma foi a melhoria do aprendizado dos alunos. Com o espaço novo e organizado, eles são motivados e aprendem mais”, disse a diretora.

A escola atende 140 alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e turmas de Educação para Jovens e Adultos (EJA) e não teve o seu calendário prejudicado com as obras da reforma.

Com apenas 10 anos, a estudante Elaine Silva participou das apresentações culturais e se orgulhou ao falar da sua nova escola. “Antes não tinha refeitório e o banheiro não funcionava direito. Agora, estou mais feliz. Tudo nela ficou mais bonito”, comentou.

Já na Escola Antônio Vasco, além da melhoria da estrutura física com novas instalações elétricas e hidrossanitárias, a reforma garantiu o reforço na segurança, com a construção do muro e o uso de grades de proteção.

Para a diretora Sandra Maria Sales, as melhorias só beneficiaram os 350 estudantes e a comunidade escolar que, agora, poderá desenvolver atividades de forma mais segura e confortável.

Muito satisfeita com os resultados da reforma na Escola Capitão Álvaro Victor, a diretora Daniela Alvim, afirmou que a ação do Governo do Estado beneficiou professores e alunos e que todos estão estimulados para a prática do ensino e aprendizagem. “A escola tem mais de cinco décadas e apenas passou por reparos. Agora sim, podemos conferir uma verdadeira reforma”, complementou.

Escola de tempo integral

As três escolas, que tiveram suas reformas concluídas, são unidades de ensino com tempo integral para o desenvolvimento de atividades esportivas, culturais e de reforço na aprendizagem. São realizadas oficinas de futebol, judô, teatro, letramento, matemática e promoção à saúde.

Para o professor de Teatro da Escola Marcelo Resende, Jadson Andrade, a escola de tempo integral garante aos estudantes o aprendizado durante todo o dia e evita o tempo ocioso em casa. “Agora com a reforma, podemos desenvolver melhor todas as atividades que servem, principalmente, para incluir os alunos cada vez mais no ambiente escolar. O retorno é um aluno cidadão e participativo”, conclui o educador.

Primeira Edição © 2011