Edital para licitação de coletivos deve sair no final de agosto

Empresários, técnicos da SMTT e dezenas de populares participam da audiência pública na Procuradoria Geral do Município

18/07/2012 07:28

A- A+

Marigleide Moura e Marcela Oliveira

compartilhar:

Acontece na manhã desta quarta-feira, 18, uma audiência pública no Auditório da Escola de Governo, na Procuradoria Geral do Município, para ouvir da população sugestões que poderão ser incorporadas ao edital que vai licitar empresas para o transporte coletivo em Maceió. A previsão é que o edital seja concluído e publicado até o fim do mês de agosto.

Participam da audiência o superintendente municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), Ranilson Pedro Campos, o engenheiro Roberto Barreiros e o assessor técnico Jorge, da SMTT. 

Leia também: Prefeitura publica edital para licitação de coletivos

Conforme o assessor da SMTT, o “objetivo é que a população opine durante a audiência o tipo licitação, se menor preço e melhor técnica, e faça suas sugestões, como quantidade de linhas de ônibus”. 

O jovem Guthierre Ferreira, militante do PSTU, foi acompanhar, mas para ele, "a prefeitura está usando a audiência como espaço burocrático", quando deveria ser, na opinião dele, um espaço para discutir o transporte público.

"As propostas do edital estão sendo apresentadas muito por cima, sem apresentar os reais pontos da mobilidade urbana", disse ele acrescentando que defende que o transporte público seja de responsabilidade da prefeitura, não de uma empresa privada. "O empresário pensa no lucro, não no usuário. A licitação já é um progresso, mas não é suficiente".

Empresários, dezenas de populares e mototaxistas também acompanham o evento. Os mototaxistas estiveram presentes reivindicando a regulamentação da categoria, mas o superintendente esclareceu que a audiência pública trataria apenas da escolha da modalidade do processo licitatório.

Após a audiência pública, a SMTT tem prazo de 10 dias para dizer se as sugestões serão ou não acrescentadas ao edital.

galeria de fotos seta

Primeira Edição © 2011