UNAIDS satisfeita após autorização dos EUA de tratamento preventivo

17/07/2012 05:51

A- A+

Terra

compartilhar:

A Agência das Nações Unidas de Luta contra a Aids (UNAIDS) comemorou nesta terça-feira a aprovação nos Estados Unidos do primeiro tratamento preventivo contra a síndrome da imunodeficiência adquirida (Aids).

Segundo um comunicado publicado em Genebra, a UNAIDS indica que se trata de um "tratamento destinado a prevenir a transmissão sexual do HIV para pessoas que não possuem o HIV, mas que são consideradas pessoas de risco".

A Agência Americana de Medicamentos (FDA) aprovou nesta segunda-feira o lançamento no mercado deste tratamento, o antirretroviral Truvada, que, segundo as autoridades, contribuirá para reduzir o número de novas infecções.

O Truvada, tomado diariamente, está destinado a "ser utilizado como um profiláctico antes de um contato com o HIV (vírus da imunodeficiência humana). Deverá ser combinado com medidas de prevenção - detecção regular e tratamento de outras doenças venéreas - para impedir a transmissão do vírus entre adultos de alto risco", destacou a agência.

"O Truvada não pode substituir as práticas sexuais seguras", insistiu a FDA em um comunicado. Esta autorização foi dada pouco antes da conferência internacional sobre a Aids que irá ocorrer em Washington de 22 a 27 de julho.

O custo deste tratamento é de 12 a 14 mil dólares anuais.

Primeira Edição © 2011