Sesau realiza III Seminário Alagoano dos Centros de Apoio Psicossocial nesta quinta

17/07/2012 07:23

A- A+

Divulgação

compartilhar:

Para fortalecer a política de assistência nos 49 Centros de Apoio Psicossocial (Caps) de Alagoas, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) irá realizar o III Seminário Alagoano de Caps. O evento acontece nesta quinta-feira (19) e segue até o dia 21 de julho, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió, e é destinado aos coordenadores das unidades e da Atenção Básica, além de terapeutas ocupacionais e oficineiros.

Durante os três dias, a Sesau irá contar com especialistas renomados para discutir novas políticas públicas que visem a inserção social dos portadores de transtornos mentais e usuários de drogas ilícitas. Isso porque, os Caps são unidades que devem atuar como centros substitutivos e não complementares ao hospital psiquiátrico, prestando atendimento clínico em regime de atenção diária, evitando as internações.

Por isso, segundo o gerente do Núcleo de Saúde Mental da Sesau, Berto Gonçalo, os Caps devem atuar para reinserir os usuários no mercado de trabalho, nas atividades de lazer, no exercício dos direitos civis, além de fortalecer os laços familiares e comunitários. “Neles, os usuários devem receber acolhimento e atender as pessoas com transtornos mentais graves e persistentes, procurando preservar e fortalecer os laços sociais do usuário em seu território, resguardando seus direitos constitucionais”, salientou.

Ainda de acordo com Berto Gonçalo, entre todos os dispositivos de atenção à saúde mental, os Caps têm valor estratégico para a Reforma Psiquiátrica Brasileira. Por meio deles, os municípios possibilitam a organização de uma rede substitutiva ao Hospital Psiquiátrico, porque eles são serviços de saúde municipais, abertos, comunitários e que oferecem atendimento diário.

Programação – No primeiro dia do III Seminário Alagoano de Caps, será realizado um mini curso que terá como tema central a Atenção Básica e Saúde Mental. Para isso, a Sesau trará a Alagoas os técnicos Regina Fagundes e Ana Pitta.

Já no segundo dia serão realizados três mini cursos para 150, 90 e 100 pessoas cada. O primeiro irá abordar a reabilitação psicossocial por meio da construção de uma estratégia de cuidados, que terá como palestrantes as técnicas Ana Pitta e Mara Ribeiro.

Já a técnica Sandra Fagundes irá tratar da interlocução da gestão na Rede de Atenção Psicossocial. Paralelamente, o superintendente estadual de Atenção à Saúde, Sival Clemente, irá se reportar sobre o Plano de Enfrentamento do Crack no Contexto Alagoano e os técnicos Décio Castro e Pollyana Pimentel irão abordar a Política de Crack, Álcool e Drogas na Estratégia de Redução de Danos.

No último dia do III Seminário Alagoano de Caps, Marcelo Kimati irá proferir palestra sobre o Processo de Desinstitucionalização, e representantes do Ministério Público de Alagoas (MP/AL), Defensoria Pública de Alagoas, da Comissão Estadual de Direitos Humanos e do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) irão discutir o processo de internações involuntárias.
 

Primeira Edição © 2011