Maceió recebe três navios da Marinha para visitação

Varredores estarão atracados no porto da capital alagoana de sexta (20) até a segunda-feira (23) das 14h às 17h

17/07/2012 14:10

A- A+

Redação

compartilhar:

No próximo final de semana os maceioenses terão a oportunidade de conhecer três navios da frota da Marinha Brasileira. Os Navios-Varredores: Araçatuba (M-18), Albardão (M-20) e Anhatomirim (M-16) estarão atracados no porto da capital alagoana de sexta (20) até a segunda-feira (23) das 14h às 17h.

Deslocando 253 toneladas, medindo 47,2 metros de comprimento e capazes de atingir
velocidades de até 22 nós (aproximadamente 41Km/h), os Navios-Varredores são construídos
inteiramente em madeira e metal amagnético, de modo a não atuarem nas minas (explosivos
submarinos) de influência magnética. Sua atividade principal é realizar a varredura de minas de
contato e de influência utilizando equipamentos capazes de detoná-las a uma distância segura do Navio ou neutralizá-las.

Componente Operativo da nossa Marinha, a Força de Minagem e Varredura é responsável pelo planejamento de minagens defensivas e pelo planejamento e pela execução das Operações de Contramedidas de Minagem, destinadas a manter livre da ameaça de minas as linhas
de tráfego marítimo ao longo do nosso litoral, as áreas marítimas adjacentes aos portos, terminais e plataformas nacionais, bem como as possíveis áreas de operações de nossas Forças Navais.

Os Navios-Varredores suspenderão da Base Naval de Aratu, na Bahia, no dia 19 de julho
para a realização de exercícios de Contramedidas de Minagem, visando também ao aprimoramento do nível de adestramento a bordo das unidades da Força de Minagem e Varredura, devendo retornar a Aratu no dia 23 de julho.
 

Primeira Edição © 2011