MCCE lança portal com nomes de candidatos 'fichas sujas'

"O melhor juiz é o eleitor, que tem que escolher bem", diz coordenador nacional

16/07/2012 06:33

A- A+

Marcela Oliveira

compartilhar:

O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE/AL) já colocou no ar, desde ontem (15), o portal Alagoas Ficha Limpa, onde qualquer pessoa pode denunciar irregularidades durante as eleições. O lançamento oficial ocorre nesta segunda-feira (16), às 11h, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Alagoas (OAB/AL), no Centro de Maceió.

Um dos coordenadores do MCCE, Adriano Argolo, diz que o site é mais um instrumento para que os alagoanos realizem sua denúncia. “Seja referente à compra de votos, candidato ficha suja, qualquer irregularidade no processo eleitoral”.

Para denunciar compra de votos, Argolo explica que é necessária alguma prova, que pode ser testemunhal ou documental.

O Movimento já entrou com representações pedindo impugnações de cerca de 60 candidatos a prefeito e vereador, tanto em Maceió quanto no interior. “Vamos adentrar com mais representações. A sociedade será nossa parceira e vai denunciar os ‘fichas sujas’ que passaram nessa primeira peneira, pois não temos pessoal suficiente para fazer uma pesquisa mais extensa”, disse ele enfatizando que são considerados fichas sujas os candidatos que tenham sido condenados em segunda instância nos últimos oito anos.

Para o coordenador nacional do MCCE, Luciano Santos, o melhor juiz é o eleitor. “A construção de uma lei demanda tempo. Haverá impugnações e o Judiciário vai analisar os casos. Mas, o maior debate nas eleições é se o candidato tem ou não a ficha limpa. O eleitor poderá conhecer seu candidato e avaliar. O melhor juiz é o eleitor, que tem que escolher bem!”.

Luciano Santos diz que a compra de votos é um mal nacional que traz consequências para a sociedade. “Quando o eleitor vende seu voto por cesta básica ou por outro material, está prejudicando toda comunidade. O candidato que compra voto, quando assume, toma atitudes piores. Compra de votos é um mal nacional que estamos combatendo.

 

Conheça o portal. 
 

Primeira Edição © 2011