Eisa| Veto do Ibama será discutido em audiência pública

12/07/2012 14:39

A- A+

Agência Câmara de Notícias

compartilhar:

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável vai realizar audiência pública sobre parecer do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e de Recursos Naturais Renováveis (Ibama) que vetou instalação do Estaleiro EISA no município de Coruripe, em Alagoas. A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, será convidada para discutir o assunto.

A iniciativa do debate, ainda sem data marcada, é dos deputados de Alagoas Givaldo Carimbão (PSB), Joaquim Beltrão (PMDB), Renan Filho (PMDB). De acordo com Carimbão, no parecer técnico que veta o licenciamento para a construção do estaleiro no litoral norte do estado há vários pontos contraditórios sobre os danos ambientais que a instalação do empreendimento provocaria na região.

Segundo Joaquim Beltrão, o relatório do Ibama diz que a implantação do empreendimento demanda supressão de 74,43 hectares de mangue. O parecer, no entanto, não considera que seriam replantadas cinco vezes mais árvores, como inevitável compensação ambiental. “Vale salientar que o estaleiro construído em Pernambuco atingiu 1.260 hectares e não houve veto por parte do Ibama” acrescenta o deputado.

Renan Filho lembra que a construção do Estaleiro Eisa já vem sendo discutida há dois anos. “Estima-se que o estaleiro geraria mais de 50 mil empregos diretos e indiretos e que a seria redenção econômica para Alagoas, o estado mais pobre e com os piores índices sociais do Brasil”, conclui filho.

Primeira Edição © 2011