Psicóloga orienta como evitar o desgaste psicológico nas férias

11/07/2012 12:00

A- A+

Assessoria

compartilhar:

Quando chega o mês de julho, a época é de descanso. O recesso do meio do ano é uma excelente oportunidade para curtir momentos em família, além de relaxar o corpo e a mente da exaustão causada pelo cotidiano agitado.

A preservação da saúde psicológica é um cuidado que poucos têm no período que antecede as férias. A turbulência de tarefas e preocupações pode decorrer numa série de doenças, dentre elas a pouco conhecida Síndrome de Burnout (do inglês burn = queimar / out = exterior), uma das principais causas do esgotamento emocional.

A doença pode surgir nos anos que antecedem a fase adulta, com a pressão do fim do Ensino Médio e do Vestibular. Porém, a grande incidência é entre os 30 e 40 anos, quando a consciência de estar empregado entra em conflito com a responsabilidade de se mostrar disposto e ativo, causando o desgaste.

A psicóloga do Hapvida Saúde, Dra. Lívia Vieira, alerta que o autocontrole é a chave para se livrar de qualquer distúrbio relacionado ao excesso de trabalho. “O principal remédio é o pensamento positivo; controlar sua própria mente. O paciente tem de se preparar para o momento, dar um passo por vez e não extrapolar seus limites”, pontua.

Para que se tenha uma melhor qualidade de vida e preservação do tempo livre, a psicóloga recomenda que o paciente tente negociar as férias e transformá-las em temporadas curtas, como 10 dias a cada três meses. Esse período é o suficiente para o organismo físico e mental reabastecer as energias. Mas, para que a funcionalidade seja completa, é necessário se preparar.

“Nosso corpo é como uma máquina, para tudo tem de ser programado. É aconselhável que no período pré-férias, o ritmo de atividade diminua para ir se preparando para o alívio”, aconselha Lívia Vieira. “A mesma moderação deve ser tomada no retorno, prevenindo o esgotamento precoce”, finaliza a psicóloga.

Primeira Edição © 2011