Técnicos municipais serão capacitados sobre Vigilância do Óbito materno e infantil

Oficina irá focar o uso adequado das ferramentas a serem utilizadas no monitoramento dos óbitos

10/07/2012 15:56

A- A+

Ascom - Sesau

compartilhar:

Com o intuito de monitorar os óbitos maternos e infantis para reduzir a mortalidade em Alagoas, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) irá capacitar os técnicos municipais de 11 municípios prioritários. A ação que inicia nesta quarta-feira (11) e segue até o dia 13, no Hotel Meridiano, no bairro da Pajuçara, em Maceió, irá focar o uso adequado das ferramentas a serem utilizadas no monitoramento dos óbitos materno e infantil.

Durante a oficina, os técnicos serão informados sobre como acessar os dados registrados nos portais de monitoramento dos óbitos no Estado. Eles também serão instruídos a utilizar, adequadamente, as bases de dados ofertadas pelo Ministério da Saúde (MS) para trabalhar os indicadores de forma racional e oportuna, visando contribuir para evitar mortes prematuras de mães e seus bebês.

“Nesta oficina iremos mostrar como os técnicos de Arapiraca, Maceió, São Miguel dos Campos, Girau do Ponciano, Coruripe, Penedo, União dos Palmares, Santana do Ipanema, São Luiz do Quitunde Palmeira dos Índios e Delmiro Gouveia podem aprimorar a análise dos óbitos investigados. Com isso, eles irão identificar quais as reais causas que desencadearam as mortes e traçar estratégias para sanar os problemas e evitar que novos episódios ocorram”, explicou a gerente do Núcleo de Vigilância do Óbito da Sesau, Rosalva Yanes Martin.

Ainda de acordo com a gerente, ao longo da oficina serão demonstradas as fontes de dados que podem ser utilizadas para atualizar os Sistemas de Informações sobre Mortalidade (SIM) e Nascidos Vivos (Sinasc). Para isso, a Sesau estará trazendo a Alagoas os técnicos do MS, Juan José Cortez, Raquel Lima, Wagner dos Santos, Elisabeth França e Ana Maria Nogales.

Programação – A capacitação terá início nesta quarta-feira (11), com uma reunião interna entre os técnicos do MS, pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), gestores e técnicos da Sesau. Na oportunidade, será apresentada a Pesquisa de Autópsia Verbal no Estado e, posteriormente, para todos os técnicos municipais que irão participar do treinamento. Na sequência, os técnicos irão passar por atividades práticas, que irão se repetir no segundo e último dia da oficina de vigilância do óbito.

Primeira Edição © 2011