Especialistas dão dicas de como curtir férias no frio e na neve

Preparar a mala corretamente é essencial, segundo viajantes e médico. Por incrível que pareça, roupas de verão podem ajudar em locais fechados.

09/07/2012 13:53

A- A+

G1

compartilhar:

Malas com roupas adequadas e o conhecimento prévio dos efeitos que o frio e a neve fazem ao corpo humano podem garantir férias de inverno memoráveis.

Com várias viagens no currículo e um blog para dividir as aventuras pela neve, Ana Amaral alerta que, antes de escolher o destino “gelado”, o turista deve lembrar que é bom escolher um local que também ofereça atrações para toda a família, já que crianças, por exemplo, podem se desinteressar rapidamente pela neve. ‘Tem opções ‘nevadas’ para todos os gostos e bolsos, desde montanhas na Suíça a estações de esqui nos ‘vizinhos’ Argentina e Chile. 

Particularmente prefiro destinos que, além de neve, tenham outras opções de lazer no seco, pois se o programa entediar as crianças - e elas ficam entediadas rapidamente - nós teremos outras opções’, disse Ana Amaral, autora do blog Mãe Mochileira, Filho Malinha .

Diretor da Faculdade de Turismo da Puc-Campinas, Marcelo Lopez, lembra que viajar para locais frios e com neve é uma ótima opção, mas cuidados simples dão segurança à viagem.
“O turista precisa ter todas as informações antes de viajar, sobre roupas adequadas, equipamentos e um seguro especial, principalmente para casos de acidentes que resultam em fraturas e luxações”, afirma.

O seguro especial vale principalmente para quem pretende esquiar, esporte muito procurado nos meses de julho no Chile e na Argentina, mas que geralmente é desconhecido da maioria dos brasileiros.

Lopez aconselha que ninguém deve encarar o esporte sem aulas teóricas e práticas. ‘É preciso ter conhecimento antes da prática, fazer aulas e se informar dos valores de aluguel’, lembra.

Beto Valle, da agência Point da Neve, em Porto Alegre (RS), lembra que nas estações de esqui o turista vai precisar de roupas específicas. ‘Como os lugares fechados são aquecidos e a temperatura externa é, costumeiramente, abaixo de zero, a mala de neve tem roupas que seriam usadas numa viagem para a praia, junto com trajes para frio intenso. As roupas de meia estação não serão usadas’, indica o profissional da área de turismo.

Entre as roupas indicadas estão: meias finas, calção de banho, protetor solar e labial, meias grossas, chinelo, colírio, ceroula, pulôver, creme hidratante, camisa segunda pele, jaqueta grossa, luvas, duas calças, manta, sapato impermeável, camisetas de mangas curtas, gorro e boné, além de óculos escuros.
A blogueira Ana Amaral aponta que o calçado certo é essencial para quem está em uma cidade que neva.

‘Os calçados têm que ser próprios para a neve. A umidade não perdoa e estraga mesmo o sapato, além de deixá-lo molhado e frio, o que não é nem um pouco agradável e saudável para crianças nem para adultos. O ideal são as botas de neve, pois além de proteger os pés, elas isolam totalmente’, explica.

Os especialistas lembram ainda que são necessárias calças e casacos impermeáveis, por causa da umidade. ‘Com eles, pode-se literalmente rolar na neve sem problemas’, ressalta a blogueira.

Muitos turistas têm receio em relação a locais frios por causa da saúde. Para Beto Valle, as estações de esqui são locais saudáveis. ‘O clima, apesar do frio, é extremamente saudável, com baixa umidade e ar puro. Todos os lugares internos têm calefação e, com roupas adequadas, não são necessários muitos cuidados’, alerta.

O médico sanitarista da Secretaria de Saúde de Campinas André Ribas Freitas explica que as baixas temperaturas não são responsáveis por resfriados ou gripes, mas todo turista deve ter cuidados que garantem férias tranquilas.

‘Em lugares frios há muita aglomeração de pessoas. É recomendado lavar sempre as mãos após os passeios porque elas podem ter algum patógeno (causador de doença)’, explica.
O médico recomenda ainda cuidados com o sol e o frio, que resseca a pele. Na neve, o sol também queima e, então, é importante hidratar a pele’, indica o sanitarista.

Saúde

Turistas com experiência em viagens aconselham viajantes a levarem uma espécie de ‘farmacinha’ na mala, pois alguns países têm regras específicas para a compra de remédios.

‘Remédios? Sempre recomendo em qualquer viagem, especialmente se for para a neve. Sempre carrego os remédios que estamos acostumados a tomar aqui no Brasil: antitérmico, analgésico e descongestionante nasal. Um gel para pancadas também é bom’, lista Ana Amaral. Ela ainda recomenda levar os remédios comprados no Brasil por causa da diferença de preços em outros países.

O médico André Freitas faz algumas recomendações. Primeiro, saber se a cidade ou país de destino tem algum tipo de surto. Se tiver, é bom se imunizar primeiro antes da viagem.
Em relação à farmacinha, o médico alerta que são necessários medicamentos para um possível desarranjo intestinal e um analgésico, além de curativos como esparadrapo, gaze e um antisséptico.

Alerta da Anvisa

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) preparou um guia de orientações para brasileiros que estão em férias no estrangeiro.

A cartilha orienta que, antes de viajar, os passageiros consultem um médico, principalmente se existir uma doença pré-existente. Evite viajar se tiver alguma doença infecciosa aguda.
Caso precise tomar remédios, tenha uma receita médica e compre a quantidade para toda viagem. Nem sempre é possível adquirir medicamentos em outros países sem prescrição médica local ou entrar em países com remédios nas bagagens sem ter a receita em mãos. Não esqueça ainda de levar o remédio na embalagem original. 


Atendimento médico

Alguns países mantêm acordos com o Brasil para o atendimento de brasileiros na rede pública estrangeira. Clique aqui para saber quais são estes países. Mas não descarte contratar um seguro internacional de viagem.

Alimentação

Para qualquer tipo de viagem, o turista deve ficar atento em relação ao que come ou bebe.
Antes de iniciar uma refeição, veja se o local tem condições de higiene adequada. Evite comprar de ambulantes. “Evite tomar água que não seja mineral”, recomenda o médico André Ribas Freitas.

galeria de fotos seta

Primeira Edição © 2011