Amamentar faz bem à mulher após o parto

Amamentação estimula a formação de hormônios, que agilizam o retorno do corpo ao normal

08/07/2012 14:30

A- A+

Ascom Santa Casa de Maceió

compartilhar:

Todo mundo sabe que o leite materno é o melhor e mais completo alimento para o bebê dos primeiros minutos de nascimento até, pelo menos, os seis primeiros meses de vida de forma exclusiva. Após esse período, até os quatro anos, pode-se manter a amamentação associada a outros alimentos.

O leite materno supre as necessidades de nutrientes da criança, ajuda a prevenir contra doenças, é natural, é prático, não custa nada, está sempre na temperatura adequada e pronto para ser consumido.

Embora se fale muito nas vantagens do aleitamento para o bebê, é preciso lembrar os benefícios da amamentação para a mãe. Além de reforçar os laços afetivos com a criança, o ato de oferecer o peito faz muito bem para a saúde da mulher.

"Quando a mulher amamenta, o organismo produz uma quantidade maior de hormônios, entre eles a ocitocina, que auxiliam o corpo a voltar ao normal mais rapidamente", explicou Dilma Carvalho, pediatra da Santa Casa de Maceió.

A amamentação ajuda a reduzir o sangramento após o parto, fazendo com o útero volte ao tamanho normal mais rapidamente. Durante a mamada é normal sentir cólicas.

Pouca gente sabe, mas a amamentação também acaba sendo vista como um método anticoncepcional, reduzindo em 80% as chances de engravidar. Os hormônios freiam o processo de ovulação, evitando que a mulher fique fértil e menstrue. Outro efeito positivo é que, sem a menstruação, reduz-se os efeitos da anemia, oriundos com a perda de sangue durante o parto.

"A amamentação reduz ainda a incidência de doenças como câncer de mama e de ovário. Quanto mais tempo amamentando melhor para a mãe", acrescentou a pediatra Dilma Carvalho.

Primeira Edição © 2011