Vacinação contra pólio continua na capital alagoana até o domingo

05/07/2012 16:13

A- A+

Assessoria

compartilhar:

A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), e do Programa Nacional de Imunização (PNI), dará continuidade à Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, disponibilizando à população postos volantes das 12h às 19h nos shoppings Pátio Maceió, Maceió Shopping e no Espaço de Lazer, na praia de Ponta Verde, nos dias 6, 7 e 8 de julho respectivamente.

Segundo a coordenadora do PNI no município, Leydjane Barbosa, toda equipe do Programa está trabalhando de forma efetiva na campanha para não deixar nenhuma criança sem proteção. A coordenadora informou também que as crianças contarão nos três dias do evento com a presença do Zé Gotinha para que a vacinação contra a pólio se torne uma maneira descontraída de se proteger.

Divulgado nesta última quarta-feira (4) pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) do município, o percentual atingido na capital alagoana foi de 83% da meta de 95% definida para todo o País pelo Ministério da Saúde.

A vacina contra a pólio se destina a todas as crianças menores de cinco anos, mesmo as que estejam com tosse, gripe, coriza, rinite ou diarreia. Apenas crianças com febre acima de 38 graus Celsius ou com alguma infecção devem ser avaliadas por um médico antes de procurar os postos de saúde. Também não é recomendado vacinar crianças com problemas de imunodepressão (como pacientes com câncer e Aids) ou que já apresentaram reação alérgica severa a doses anteriores da vacina.

A Doença - A poliomielite é uma doença infecto-contagiosa viral aguda que atinge, principalmente, crianças de até cinco anos. É transmitida pelo poliovírus, que entra pela boca. Ele é carregado pelas fezes e gotículas expelidas durante a fala, tosse ou espirro da pessoa contaminada. Falta de higiene e de saneamento na moradia, além da concentração de muitas crianças em um mesmo local, favorecem a transmissão.

O período de incubação (tempo que demora entre o contágio e o desenvolvimento da doença) é, geralmente, de 7 a 12 dias, podendo variar de 2 a 30 dias. A transmissão também pode ocorrer durante o período de incubação.

O poliovírus se desenvolve na garganta ou nos intestinos e, a partir daí, espalha-se pela corrente sanguínea, ataca o sistema nervoso e paralisa os músculos das pernas. Em outros casos, pode até matar, quando o vírus paralisa músculos respiratórios ou de deglutição.

Primeira Edição © 2011