PDITS Costa dos Corais é discutido em audiência pública

Encontro está agendado para o dia 11 de julho no centro de Convenções; Ação está inserida no Programa Alagoas Tem Pressa

05/07/2012 11:36

A- A+

Assessoria

compartilhar:

Com a versão preliminar do Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável – Costa dos Corais aprovada pelo Ministério do Turismo e em conformidade com as exigências do Prodetur Nacional, o último passo para consolidação do documento é a audiência pública, que será realizada no dia 11 de julho, às 13h30, no Centro de Convenções.

Segundo Danielle Novis, secretária de Estado do Turismo, com a validação do documento em audiência pública, o Governo de Alagoas, por meio da Setur-AL, poderá iniciar as etapas seguintes para a negociação

O objetivo do encontro é discutir as propostas do Plano na região do Litoral Norte. De acordo com Simone Bentes, coordenadora da ação em Alagoas, diversas ações foram priorizadas e estão contempladas dentro dos cinco componentes financiados pelo BID, que são: estratégia de produtos turísticos, estratégias de comercialização, fortalecimento institucional, infraestrutura e serviços básicos e gestão ambiental.

O PDITS é um instrumento capaz de orientar o crescimento do setor turístico nos onze municípios componentes do Polo -, Maragogi, Japaratinga, Porto Calvo, Porto de Pedras, São Miguel dos Milagres, Matriz de Camaragibe, Passo de Camaragibe, São Luiz do Quitunde, Barra de Santo Antônio, Paripueira e Maceió-, de forma integrada, em bases sustentáveis, em curto, médio e longo prazo, assim, estabelecendo as bases para definição de ações, e as bases para tomada de decisão.

“Após as três oficinas com a participação de comunidades locais, técnicos das prefeituras da região, do Estado e Governo Federal, vamos realizar a audiência pública para validação popular”, explica Novis.

A audiência pública está inserida como um dos marcos lógicos do Programa Alagoas Tem Pressa, este, que tem projetos estruturantes para o desenvolvimento da atividade turística.
O encontro será aberto a qualquer interessado no setor turístico da região e tem foco nos atores locais, incluindo prefeituras, trade turístico, entidades do terceiro setor, universidades, poder estadual, federal e outros.

PDITS Lagoas e Mares do Sul – A audiência pública para validação do documento no Litoral Sul foi realizada em outubro do ano passado e já está validada.

Primeira Edição © 2011