Fluxo de passageiros e ocupação hoteleira crescem em mês de baixa temporada

05/07/2012 09:07

A- A+

Divulgação

compartilhar:


Mesmo no mês de baixa temporada turística, malha aérea deficiente, economia em retração, destinos internacionais mais baratos com a temporada de esqui que acontece nesses mercados e o aumento de novos leitos no estado, Alagoas registrou um aumento no número de fluxo de turistas e ocupação hoteleira no mês de junho.

O motivo dessa grande conquista, segundo, Danielle Novis, secretária de Estado do Turismo, se deve ao expressivo número de eventos realizados em Alagoas durante esse período. “Até o mês passado recebemos nove eventos só no Centro de Convenções e já estão agendados mais 18 até dezembro”, afirma.

De acordo com dados da Infraero fornecidos à Secretaria de Estado do Turismo, o fluxo de passageiros no Aeroporto Zumbi dos Palmares chegou a 130 mil em junho, já no mesmo período do ano anterior passaram 104 mil, representando um crescimento de 20%. “Um crescimento acima da média nacional, que é de 2,5%”, garantiu Adilson Pereira, superintendente do Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares. Já no acumulado, de janeiro a junho de 2012, o número de passageiros também cresceu chegando a mais de 800 mil passageiros, enquanto que 2011 registrou 788.865.

A ocupação hoteleira também apresentou um bom desempenho nesse mês. Os dados da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Alagoas registraram uma média de 57,63% entre os hotéis associados. Já no ano anterior, o mês de junho apresentou 52, 19%.

Para Glênio Cedrim, presidente da ABIH-AL, os eventos são realmente a saída para a redução da sazonalidade. E garante que os eventos da primeira quinzena de junho movimentaram a hotelaria. “Nos meses de abril a junho e de agosto e setembro, os eventos não permitem que o setor sinta os efeitos da baixa temporada, por isso, é muito importante que a sociedade civil organizada, entidades e empresas promovam eventos nesse período”, garante.

“A nossa ocupação média em junho de 2012 foi a melhor já registrada nos últimos cinco anos, com um crescimento de 24%. Nossa diária média também registrou uma elevação de 9% em relação ao mesmo período do ano anterior”, conta Alfredo Rebelo, diretor geral do Maceió Atlantics Suítes.

Outros hotéis também vibraram com o aumento da taxa. O Maceió Mar Hotel cresceu 17,50%, segundo Adriana Vasconcelos, diretora comercial. “Mesmo junho sendo para nós de baixa temporada, foi um mês muito bom, fechamos com uma ocupação de 80,08% comparada com 66,08 de 2011.

Isso foi fruto de um trabalho feito com bastante antecedência de captação de eventos, lançamento de tarifário e divulgação de nossa festa junina”, explica. E ressalta, ainda, que com a ampliação, cresceu também a equipe e hoje tem quatro representantes comerciais nos estados de São Paulo, Rio de janeiro, Belo Horizonte, Rio Grande do Sul e Pernambuco.

Já o Hotel Ponta Verde fechou junho desse ano com 70% de ocupação, no ano passado a ocupação fechou em 69%. “A leitura que fazemos dessa taxa é que mesmo com as características do cenário de mercado foi um bom mês, mas torço para que melhore e que fechemos numa média 75% a 80% nos próximos períodos considerados de baixa estação”, disse Maurinho Vasconcelos, diretor comercial.

 Eventos

Os eventos sediados no Centro Cultural e de Exposições estão crescendo e contribuindo para a diminuição da sazonalidade em Alagoas. O trabalho da Setur-AL e do Maceió Convention, que trabalha na captação de eventos, está refletindo na ocupação hoteleira do estado. “Diversos hoteleiros estão satisfeitos com a taxa de ocupação e afirmaram que esse fato se deve ao crescente número de eventos na baixa e alta temporada”, explica Novis.

O segmento de turismo de negócios e eventos é a aposta do Governo de Alagoas para o desenvolvimento do setor. “Esse público é formador de opinião, tem poder aquisitivo alto e impacta direta e indiretamente na economia, gastando por dia aproximadamente 283 reais por dia. Por isso, buscamos esse tipo de turismo cada vez mais na tentativa de manter a boa ocupação que temos em Maceió, Maragogi e em outros destinos do estado”, esclarece a secretária.

Ocupação em Julho - A expectativa para o mês de julho, considerado o mês das férias nos principais mercados emissores, é grande. Para a ABIH-AL, a média estimada da ocupação hoteleira nesse período é de 73,66%, com muitos hotéis apresentando taxa entre 80% e 90%.

Primeira Edição © 2011