Polícia flagra homem envenenando animais na zona rural de Arapiraca

Polícia flagrou um cão agonizando no momento da prisão. Acusado foi encaminhado a Delegacia onde foi feito um TCO e já foi solto por se tratar de uma contravenção penal

04/07/2012 07:03

A- A+

Jessica Pacheco

compartilhar:

Ao averiguar denúncias da população do povoado Vila Aparecida, zona rural de Arapiraca, policiais prenderam em flagrante um homem suspeito de envenenar diversos animais daquela região. O flagrante foi realizado nesta terça-feira (3).

Os policiais foram acionados por Everaldo Azevedo, dono de um cachorro que agonizava depois de se alimentar com comida envenenada dada pelo acusado, Averaldo Alves da Silva. Ao chegar ao local, os policiais ainda encontraram o animal agonizando e prenderam o acusado em flagrante delito.

Diversas denúncias foram realizadas contra o suspeito que, segundo os moradores do povoado, vem envenenando diversos animais pela região.

Segundo o boletim divulgado pela Corporação da PM em Arapiraca, Averaldo foi encaminhado a Delegacia onde foi confeccionado um Termo Circunstancial de Ocorrência (TCO) e responderá processo judicial.

“A legislação atual é muito branda. O máximo que pode acontecer é ele pagar um multa e ficar com a ficha suja, é um absurdo”, explica Luceli Mergulhão, coordenadora da ONG Grupo Vida Animal de Maceió, em defesa do bem estar animal. Segundo ela, é comprovado cientificamente que assassinos e seriais killers iniciam sua vida de crimes praticando violência contra animais indefesos e para ela. “Essa legislação existente é muito branda para crimes de maus-tratos, mas ainda há esperança, pois a reforma no código penal vem aí e muita coisa deve mudar”, disse ela, esperançosa.

Veja Mais: Juristas aprovam pena 4 vezes maior para quem maltratar animais

Hoje, praticar abuso ou maltratar animais é considerado uma contravenção penal, punida com pena de três meses a um ano de prisão, que nunca é cumpro, e sempre reduzia ao pagamento de multa ou cestas básicas. Pela proposta da comissão da reforma do Código Penal, ao qual se referiu Luceli Mergulhão, o comportamento passa a ser crime, punido com um a quatro anos de prisão. “Além de que abandono vai ser entendido como maus tratos e, nesse caso, também será crime”, finalizou a ambientalista.

Contudo, por enquanto, Averaldo da Silva, preso em Arapiraca por envenenar diversos cães, responderá pela contravenção em liberdade.

Primeira Edição © 2011