Alagoas é o Estado que mais acolhe dependentes químicos, diz Toledo

Secretário recomendou que familiares recorram ao hospital Portugal Ramalho para socorrer dependentes em crise de abstinência

04/07/2012 05:24

A- A+

Marigleide Moura

compartilhar:

O secretário de Estado de Saúde, Alexandre Toledo, disse - nesta quarta-feira (4) em entrevista ao Telejornal Pajuçara Manhã - que Alagoas é o Estado que, proporcionalmente, mais acolhe dependentes químicos. Toledo informou que atualmente a Secretaria da Paz oferece assistência a aproximadamente mil pessoas que tentam deixar o uso de drogas.

Ainda conforme Toledo, em todo o Estado, são cerca de 37 mil dependentes químicos à espera de tratamento e assistência para recuperação da saúde e ressocialização. Como não é possível atender a todos os casos, o secretário recomendou que em crises de abstinência de drogas, familiares devem recorrer ao hospital Portugal Ramalho ou até mesmo chamar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). 

O secretário destacou que devido ao uso desenfreado de drogas, Alagoas enfrenta problemas na área da saúde pública. “O tráfico e o uso de drogas geram violência e casos que terminam nos hospitais e clínicas de saúde”, falou.

Sobre o Plano Nacional de Segurança lançado a semana passada em Alagoas em parceria com o Governo Federal, Alexandre Toledo destacou o empenho do governador Téo Vilela para minimizar o problema da segurança Pública no Estado. 

O secretário lembrou o caso da violenta morte do médico José Alfredo Vasco Tenório no mês de maio, no Corredor Vera Arruda, no Stela Maris, considerada o estopim da crise da Segurança Pública em Alagoas. ‘ A morte do médico foi lamentável, mas infelizmente casos como esse são recorrentes. Mas o nosso governador foi humilde e recorreu ao governo federal, pediu ajuda e as coisas vão mudar”.
 

Primeira Edição © 2011